Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Lei da semeadura?; Soma de esforços; ACIV e Senar vão agitar Varginha com o Café com Tudo; encontro com Zema em BH
09/05/2025


Lei da semeadura?

O ex-prefeito Vérdi Melo terminou seu segundo mandato na Prefeitura de Varginha com relativa paz administrativa, tendo em vista as brigas e caos que cercaram muitos prefeitos que terminaram mandato na mesma época. O que não significa que Verdi Melo não tenha enfrentado oposição política e desgastes com diversos setores econômicos e sociais. Contudo, alguns parceiros importantes de Verdi tiveram atenção especial em seu governo. Exemplos disso são o comércio, que por meio da nova direção da ACIV que sempre teve voz ativa, bem como o Grupo UNIS, que também tinha acesso direto ao gabinete nas gestões de Verdi. Outras áreas importantes como o agronegócio, principalmente a cadeia produtiva do café, bem como as exportações e investimentos, representados principalmente pelo Porto Seco, também tiveram profunda intimidade com os governos de Verdi Melo. Talvez por isso, estamos vendo agora que Verdi saiu da prefeitura e caminha para uma disputa por vaga na ALMG, o discreto mas importante apoio destes setores e instituições a sua volta ao mundo político. A sadia e bíblica lei da semeadura sendo vista na prática. A questão é saber se Verdi vai conseguir os fundamentais votos fora de Varginha para ganhar a eleição, visto que “dentro de casa” parece que o ex-prefeito já cercou tudo!

Soma de esforços

Aconteceu ontem em São Lourenço o 1º Evento Internacional de Negócios Brasil, Índia e Coreia no Sul de Minas. O evento promoveu a busca pela expansão de negócios e oportunidades entre empresários brasileiros com os mercados internacionais, que estão em crescimento. Vários líderes setoriais participaram do evento que proporcionou networking aos participantes. O empresário e presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Varginha – ACIV, Andre Yuki foi um dos destaques do evento e conseguiu desconto exclusivo aos associados da ACIV e Abrasel, entidades que lidera. A união dos empresários em eventos de conhecimento e capacitação é fundamental para o sucesso de quem empreende e a aproximação da ACIV destes eventos abre uma nova porta de negócios para os empresários locais, visto que muito do que o comércio vende hoje é produzido em outros países. Da mesma forma que, com as facilidades para exportação de produtos, quem possui um produto de qualidade e tem escala de entrega, consegue ótimos preços e chances de exportação. Andre Yuki tem sido um elo entre boas práticas comerciais na região e os empresários locais. Contudo, a empolgação ainda não contagiou todos os empresários de Varginha, principalmente do comércio, que pouco procuram novas experiências ou cases de sucesso para espelharem.

ACIV e Senar vão agitar Varginha com o Café com Tudo

Nos dias 22 e 23 de maio, Varginha receberá o Café com Tudo - Fórum Regional de Cultura Cafeeira da Microrregião de Varginha, no Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar, que promoverá o turismo, cultura, gastronomia, música, arte, hospitalidade, turismo, comércio, desenvolvimento, networking, inovação e o fomento econômico do sul de Minas Gerais. Na quinta-feira (22), a partir das 08h, os convidados serão recepcionados ao som da Orquestra Sinfônica de Varginha e na sequência, a abertura oficial com a presença de diversas autoridades do estado. As palestras começam com o diretor comercial da Minasul, Bernardo Paiva, que falará sobre “Café com Cooperativismo". O presidente do Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), Ricardo Schneider, abordará o tema “O Café e a sua Importância para a Economia Regional”, destacando os principais indicadores do setor cafeeiro e sua importância estratégica para Varginha e região. Ele também ressaltará o papel crucial do agronegócio no fortalecimento da economia local, evidenciando como sua influência se estende ao desenvolvimento de diversos setores e ao progresso regional. O evento também contará com aula show com chefs de cozinha de Varginha e região explorando ingredientes locais como tilápia, cachaça, café, vinhos, queijos, azeites e cervejas artesanais. Além disso, haverá exposição de fotos antigas da região, mostra de vídeos sobre o café, feirinhas de produtos artesanais, música ao vivo. O Sicredi fará uma mesa sobre "Café e Cooperativismo: Histórias que Colhemos Juntos", com Jorge Klotz (um dos melhores produtores de chocolate do mundo), Lucas Vinicius (assessor regional do segmento agro), Tiago Rezende (proprietário da Fazenda dos Tachos) e Bianca Conrad (analista de comunicação e marketing do Sicredi).

ACIV e Senar vão agitar Varginha com o Café com Tudo - 02

A ACIV Mulher fará uma mesa sobre “Mulheres que Inspiram, Café que Transforma”, com a participação de quatro personalidades femininas do mundo do café, representando diferentes aspectos do setor, desde a lavoura até os cosméticos, e destacando a representatividade feminina. O objetivo é mostrar que as mulheres desempenham um papel fundamental em toda a cadeia produtiva do café. A mesa será mediada por Carol Petit e Ana Veiga, com a presença de Rosiana Pederiva, que atua no agronegócio há mais de 20 anos e sua trajetória começou na Fundação Procafé e Minasul. Outra empresária de destaque no evento será Vanessa Vilela, farmacêutica e bioquímica, fundadora e CEO da Kapeh, empresa de cosméticos à base de café certificado, cujos produtos estão presentes em mais de 200 pontos de venda multimarcas em 18 estados brasileiros, além de lojas próprias e exportação para países como Portugal, Holanda e África do Sul e Tatiana Zaia (profissional com sólida experiência no mercado de cafés crus, atuando na corretagem e intermediação de negócios entre produtores, cooperativas, indústrias de torrefação e exportadores). O presidente da Abrasel, ACIV e SEHAV, André Yuki e o responsável pelas relações institucionais do Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar, Diógenes Caxin, realizarão o lançamento do projeto “Beba + Café”, que visa incluir cafés de melhor qualidade nos restaurantes, hotéis e bares, oferecendo opções superiores aos visitantes. 

ACIV e Senar vão agitar Varginha com o Café com Tudo - 03

Para fechar o conteúdo do primeiro dia, a turismóloga Marilia Ribeiro, irá abordar a Rota Turística do Café, que contempla diversas cidades do sul de Minas. Além disso, serão compartilhados dados e números relevantes, proporcionando uma visão abrangente sobre o impacto e o desenvolvimento dessa iniciativa para a economia, turismo e cultura. No segundo dia terá, às 09h, uma palestra sobre “Turismo Rural”, com o turismólogo e mestre em sustentabilidade, Gustavo Toledo. O Sicoob Credivar realizará a mesa “O Cooperativismo e a Inovação no Desenvolvimento de uma Região”, com mediação de Erick Costa (CEO do Lidera Lab) e presença de Verdi Lúcio Melo, ex-prefeito de Varginha, cuja atuação foi fundamental para a revitalização do setor gastronômico durante a pandemia. Durante sua gestão, ele impulsionou a inauguração e modernização de diversos pontos turísticos, incluindo o Memorial do ET, a nova entrada do Zoológico, o Centro de Eventos Mauro Brito, a Avenida Olívio Bregalda, no bairro Santa Luíza, e o Mercado Municipal. Outro participante de destaque será Renato Rezende Paiva, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivar, que discutirá as parcerias viabilizadas pelo cooperativismo — essenciais para fomentar eventos e atrair novos negócios para a região. O painel também contará com a presença de José Marcos, ex-presidente da Cooperativa Minasul, que desempenha um papel fundamental no agronegócio do Sul de Minas, especialmente no setor cafeeiro, onde promove a excelência do café brasileiro e incentiva o desenvolvimento sustentável da agricultura. 

ACIV e Senar vão agitar Varginha com o Café com Tudo - 04

A Secretaria Municipal de Saúde, trará uma palestra sobre “O Café é Bom para a Saúde? Mitos e Verdades”, com a presença de Dr. Adrian Nogueira, secretário municipal de Saúde, que esclarecerá muitas dúvidas sobre o consumo de café. A Fundação Procafé, por meio do seu superintendente, João Marcelo Aguiar, fará uma palestra sobre “Inovação no Café”. Em seguida, haverá a mesa “O Café no Desenvolvimento da Cultura, Gastronomia, Turismo e Outros Setores”, com a presença de Tereza Lemos, presidente da FECITUR e gestora da IGR Montanhas Cafeeiras, que apresentará projetos inovadores para o desenvolvimento do turismo, destacando as conexões com as fazendas de café e vinícolas. Rafael Hun, coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, contribuirá com sua expertise sobre a integração do café na gastronomia e em experiências culinárias que podem atrair mais clientes e fortalecer o setor e Delmo Pinho, diretor da Fecomércio RJ, irá abordar sobre o projeto Rota do Café e Calcário que prevê a implementação da reativação de 516 km de ferrovias, conectando o Porto Seco Sul, em Varginha (MG), ao Porto de Angra dos Reis (RJ) e com a possibilidade da ativação do Trem Turístico da Mata Atlântica. Finalizando a programação do segundo dia, teremos uma palestra com o casal de empreendedores Raphael Figueiredo e Rosi Barbosa, que transformará um investimento inicial de R$ 20 mil em um negócio próspero, alcançando um faturamento de R$ 2 milhões desde a fundação da empresa em 2014.

Café, empreendedorismo, investimento, política e cultura

O evento Café com Tudo, promovido pela Aciv e Senar, vai apresentar uma rica agenda de palestras para os participantes. Sem dúvida promete ser uma agenda obrigatória para quem estiver na cidade. O café que é a muito tempo o principal produto da cidade, agora diversificou, atraiu novos investimentos e possibilidades. O café produzido longe de Varginha, chega até a cidade e impulsiona muitos outros negócios. Dois temas em especial chamam a atenção: os investimentos e apostas públicas para ampliar o comércio local e desenvolver regiões, que será abordado pelo ex-prefeito Vérdi Melo, que criou espaços públicos onde a gastronomia, cultura e arte estão florindo na cidade. Embora sua participação no evento seja claramente uma oportunidade para Verdi Melo ampliar sua popularidade frente a propalada candidatura a deputado estadual em 2026, é preciso reconhecer que o ex-prefeito realmente contribuiu para o fortalecimento do comércio local, entretenimento e economia criativa de Varginha. Outro tema importante que será tratado no Café com Tudo é a possibilidade real da reativação da linha férrea ligando Varginha ao litoral carioca. No evento será abordado sobre o projeto Rota do Café e Calcário que prevê a implementação da reativação de 516 km de ferrovias, conectando o Porto Seco Sul, em Varginha (MG), ao Porto de Angra dos Reis (RJ) e com a possibilidade da ativação do Trem Turístico da Mata Atlântica. Na verdade, o foco principal e inicial não é o transporte de passageiros, mas sim de cargas, portanto, a utilização da linha férrea para o turismo está em segundo plano e será uma consequência do sucesso esperado para o retorno da linha no transporte de cargas. Mas obviamente que o tema não será tratado assim!

Direção do Porto Seco e Leonardo Ciacci encontram Zema em BH

O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci esteve em Belo Horizonte nesta semana onde foi recebido pelo Governador Romeu Zema com quem tratou de diversos assuntos relacionados a Varginha e região. Ciacci esteve acompanhado do empresário Cleber Marques, proprietário do Porto Seco do Sul Minas e seus filhos Matheus e Breno Paiva e do consultor do Sebrae, Juliano Cornelio, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, o encontro foi promovido pelo Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, que também participou da reunião. A coluna teve informações de que temas como o (alto) pedágio da MGC 491, a conclusão da duplicação da Avenida Contorno, apoio ao Porto Seco com o retorno da linha férrea e novos investimentos do Governo de Minas em Varginha, como a vinda da Gasmig, foram abordados. O encontro entre Ciacci e Zema também ajuda na consolidação do relacionamento institucional e político entre o prefeito e o governador para as eleições de 2026. Embora o desconhecido vice-governador Matheus não tenha participado da agenda, Ciacci espera ver empenho do Governo de Minas para trazer respostas aos pedidos trazidos, a fim de retribuir com apoio aos candidatos de Zema em 2026. Ciacci já tem compromisso para deputado estadual (Verdi Melo) e federal (Diego Andrade), mas ainda tem o apoio ao senado e ao governo para negociar no mercado político. E Ciacci sabe que tem uma posição política estratégica no Sul de Minas, sendo importante para quem for disputar em 2026. Na viagem a Belo Horizonte Ciacci também passou pela prestigiada posse do novo presidente da Associação Mineira de Municípios – AMM, Luiz Eduardo Falcão. A AMM tem ampliado sua atuação e poder político e institucional em Minas, constituindo-se numa importante apoiadora para quem está no campo político estadual. Não será surpresa se Falcão ou sua esposa e deputada estadual Lud Falcão estiverem presentes em alguma chapa majoritária em 2026. A conferir

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)