Varginha | Qualidade de Vida
Foto: Ascom

Crianças atendidas pela SEMEL (Secretaria de Esporte e lazer)

Já são ultrapassados os conceitos que classificam a cidade em seu atendimento à população. Hoje, há de se analisar o trabalho que é realizado em prol da comunidade. O atendimento na saúde, na educação, nos setores sociais. Não se mede mais a grandeza de uma cidade pelo número de habitantes, mas sim pela qualidade de vida e pela capacidade do município em se adequar aos novos ares da modernidade e ao Terceiro Milênio.

No ano 2000, Varginha recebe uma ótima notícia: uma pesquisa divulgada pela Fundação João Pinheiro apontou a cidade como a terceira mais promissora do Estado. Os itens principais nesse ranking foram qualidade de vida com melhores perspectivas econômicas para os próximos anos. Varginha surge nesta classificação devido a uma "excelente qualidade de vida, além de ser pólo econômico-industrial, receber novas indústrias, sediar praticamente toas as regionais dos governos estadual e federal, possuir estação aduaneira e o único porto seco do interior", de acordo com a fundação, a mais respeitada entidade de pesquisas institucionais do País.

Com a renda per capita de R$ 4.005,39 (bem acima da média mineira) e população de 120 mil habitantes, Varginha possui esperança de vida de 73,6 anos, uma das maiores em Minas. O número médio de anos de estudo, seis e meio por habitante, também é dos maiores. Essa posição se deve a estrutura no setor: são 93 escolas de 1º e 2º graus, 17 escolas de nível médio, mais de 20 cursos profissionalizantes e 13 cursos de nível superior. Somente a rede municipal atende mais de 10 mil alunos. Varginha talvez seja uma das poucas cidades no país que oferece vagas para os ensinos fundamental e médio, gratuitamente.

No nível médio, 22 escolas de formação de mão-de-obra profissional lançam no mercado milhares de profissionais que qualificam o campo de trabalho, aprimorando a competitividade e, conseqüentemente, a produtividade e qualidade.

Outros motivos colocam Varginha no ranking das cidades mais promissoras do Estado: o município oferece estrutura urbana invejável. Praticamente todos os bairros são pavimentados, com energia elétrica, água tratada, captação de esgotos; A rede de Saúde é modelo para o interior do Brasil. Quinze Unidades de Saúde construídas estrategicamente nos bairros, três hospitais - sendo um especializado em cirurgia cardíaca - e dois pronto-socorros municipais atendem a toda população. O Centro Regional de Oncologia, único no Sul de Minas, beneficia uma população de 3 milhões de pessoas. O município possui, ainda, gabinetes odontológicos que atendem a toda a população carente.

Fonte: www.varginha.mg.gob.br

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)