Quem tem dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e quer negociar não pode perder tempo! Termina neste sábado, dia 31 de setembro, o prazo para aderir ao “Desenrola Fies”, programa para a renegociação de dívidas do Fundo.
Podem solicitar a renegociação os estudantes com dívidas em contratos firmados até 2017 e inadimplentes até 30 de junho de 2023.
As condições para quitar as pendências variam de acordo com o tempo de inadimplência, bem como se o estudante está no CadÚnico até 30 junho de 2023 ou recebeu auxílio emergencial de 2021. Estudantes com dívidas em atraso há mais de 360 dias e inscritos no Cadastro Único ou beneficiários do auxílio emergencial podem obter descontos de até 100%.
Até o momento, 351.696 contratos foram renegociados, o que representa um desconto de R$ 12,8 bilhões. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as renegociações registraram recuperação financeira de R$677 milhões aos cofres públicos.
Sobre o programa
Lançado pelo governo federal em novembro de 2023, o Desenrola Fies é um programa do MEC, operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que visa facilitar a renegociação de dívidas do Fies. O projeto também concede condições especiais, por exemplo, descontos para estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).