Notícias | Eleições 2024

Tribunal Superior Eleitoral proíbe celulares na cabine de votação

Carolina Lima / Varginha Online | 25/08/2022 - 19:16:28
(Foto: Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (25), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade que o eleitor não pode levar o celular para a cabine de votação, sob pena de crime eleitoral.

De acordo com a nova medida, os mesários deverão recolher o aparelho dos cidadãos antes da votação. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, considerou que não há garantia de que durante a votação o eleitor mantenha o aparelho no bolso, uma vez que o voto é secreto e o mesário não pode conferir a ação.
“Houve uma flexibilização do TSE em determinado momento, permitindo que se entrasse [com o celular na cabine], desde que desligado, que estivesse no bolso. Constatou-se que isso não é satisfatório, uma vez que o mesário não pode ingressar na cabine de votação, que é indevassável, para verificar se o eleitor ligou ou não o celular”, afirmou Moraes.  
A proibição está em conformidade com a garantia de sigilo do voto e o eleitor que desrespeitar a determinação poderá ser conduzido pela polícia e enquadrado no Artigo 312 do Código Eleitoral, que prevê pena de até dois anos de detenção para quem "violar ou tentar violar o sigilo do voto".
O TSE fará uma campanha educativa para informar os eleitores da nova proibição. Além desta novidade, o TSE também aprovou a possibilidade de detectores de metais nas seções eleitorais, porém apenas em situações excepcionais.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)