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Como melhorar o seu sono e criar um ambiente propício para o descanso
Da redação | 26/01/2022 - 11:48:20
(Foto: Pixabay)

Um dos maiores problemas decorrentes da vida agitada e estressante atual que boa parte das pessoas leva é a dificuldade gerada entre conciliar atividades profissionais e pessoais e conseguir ter um sono relaxante que as prepare para um novo dia.

Dormir mal durante a noite tem influência direta na saúde. O sono tem várias atribuições, dentre elas manter o organismo funcionando adequadamente, repor as energias e regular o metabolismo, para ter corpo e mente saudáveis. É durante o sono que o organismo aciona uma função reparadora, para criar as condições de executar as tarefas diárias. 
Vários cuidados devem ser tomados para que seja possível ter um sono de qualidade: como saber relaxar não só o corpo, como também a mente e, principalmente, ter conhecimento da quantidade de horas de sono que cada um necessita.
Algumas atitudes devem ser tomadas para melhorar a qualidade do sono e uma delas é criar uma rotina diária, tendo uma determinada hora para se deitar. Fazer uma refeição leve no jantar e ter um ambiente adequado para poder dormir com a melhor qualidade possível também é vital. Dormir em um ambiente silencioso utilizando os melhores materiais para isolamento acústico e assim criando um local aconchegante para o sono, é um outro fator importante para ajudar no descanso completo.
Essas são algumas dicas que podem melhorar seu sono e transformar sua rotina. Dormir melhor está relacionado a saber relaxar para atingir o sono profundo. É possível aprender técnicas apropriadas que ajudem nesse sentido e assim saber aproveitar ao máximo nossas horas de sono.
Alguns especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia para um adulto, porém, esse número de horas costuma variar de acordo com a faixa etária do indivíduo.
O sono se divide em dois ciclos, sendo o sono não-REM e o sono REM. Durante o sono não-REM há uma atividade cerebral menos intensa. Esse ciclo se divide em 4 fases:

Fase 1: A etapa do adormecimento. 

Fase 2: Sono mais leve, onde a temperatura e o ritmo respiratório e cardíaco diminuem. 

Fase 3: A iniciação do sono profundo.

Fase 4: Sono profundo, quando o corpo repõe as energias e executa o processo de recuperação das células e dos órgãos. 

Chegando à quarta fase o corpo estará no sono REM, onde a atividade cerebral se acelera e é possível obter um descanso profundo. Nessa fase ocorrem os sonhos. Durante uma noite de sono essas fases irão se alternando. 
Para chegar a esse sono profundo é preciso um ambiente agradável, acolhedor e livre de barulhos externos.
O isolamento acústico de um quarto é uma condição essencial para uma boa e revigorante noite de sono. Entretanto o barulho de vizinhos, da rua, pessoas, tráfego aéreo, festas na vizinhança e muitas outras variáveis podem perturbar esse momento tão importante.
O quarto deve ser um local ideal para relaxar e ter uma boa noite de sono. Para que isso seja possível a melhor opção é investir no isolamento acústico de seu quarto.
Através do isolamento acústico do ambiente é criada uma barreira que impedirá a propagação do som. Uma excelente opção é a instalação de materiais capazes de isolar as paredes, como a lã de vidro, revestimento em gesso ou painéis acústicos. 
Também é possível ajudar nessa tarefa decorando o ambiente com tapetes, cortinas, móveis e outros objetos que absorvam os sons.
Para aqueles que desejam investir mais, a instalação de janelas antirruído sobre a janela já existente, sem a necessidade de qualquer tipo de obra mais invasiva, pode ter um excelente retorno.
Com essas medidas são eliminados os incômodos barulhos e ganha-se o silêncio necessário para ter um sono perfeito e revigorante.
 

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