
O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional na luta contra o vírus HIV/Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). A campanha tem o objetivo de informar sobre a prevenção às infecções destas doenças, já que até dezembro de 2020, cerca de 920 mil pessoas eram portadoras do vírus HIV no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
O uso de preservativos e a realização de testes rápidos são os métodos mais indicados para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Em Varginha, mais de 500 pessoas estão em tratamento com antirretroviral e uso de coquetel. São realizados também cerca de 200 testes rápidos por mês. A cidade conta com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na Policlínica Central.
“É uma referência para região, tanto que no final do ano passado, a cidade foi contemplada com um SAE ampliado como referência para macro região Sul. No CTA, é realizado por demanda espontânea, testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatite B e C que ficam prontos em 15 minutos” segundo o médico infectologista Luiz Carlos Coelho.
O CTA e o SAE também prestam assistência regional dando aconselhamento aos pacientes pré e pós testes. São distribuídos, pela própria farmácia do SAE, medicamentos e preservativos femininos e masculinos.
Os testes rápidos que são feitos nesses centros de assistência, também podem ser realizados em qualquer unidade básica de saúde.
“As testagens rápidas são na verdade, facilitadas e favorecidas pelo fato de estarem próximas da população, junto da estratégia de saúde da família.” explicou o Secretário de Saúde.
AIDS
Segundo o Ministério da Saúde, a Aids é causada pelo vírus HIV, a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico, e destrói as células de defesa do organismo. Porém, ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há soropositivos que vivem sem apresentar sintomas e transmitem o vírus a outras pessoas quando não tomam as devidas medidas de prevenção.
Transmissão
O vírus pode ser transmitido a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, Transfusão de sangue contaminado ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.