Notícias | Covid-19

Sindicato denuncia descumprimento na vacinação de profissionais da educação em Varginha; Superintendente de Combate à Covid-19 contesta

Iago Almeida | 10/06/2021 - 17:39:08

Em nota divulgada na noite desta quarta-feira (09), o presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de Varginha, Professor Nelson Pereira, afirmou que recebeu denúncias de descumprimento no cronograma de vacinação contra a Covid-19 de profissionais da educação. Segundo a nota, os critérios não estão sendo seguidos, gerando tratamento diferenciado. 

"Iniciou a vacina para os profissionais da educação. A vacina segue a divisão por níveis de ensino e idade dos profissionais da educação. Sinpromag recebeu várias denúncias de descumprimento desses critérios, principalmente na rede privada, gerando tratamento diferenciado. Após contato com a Secretaria Municipal de Educação, o fato foi reconhecido. Secretaria Municipal de Educação afirmou que já orientou a Secretaria de Saúde para correção desse tratamento diferenciado. Sinpromag em defesa da vida de todos e todas. Vacina Sempre. Vidas importam", afirmou a nota.
 
Já na tarde desta quinta-feira (10), a Prefeitura emitiu uma outra nota, afirmando que o superintendente do gabinete de combate à Covid 19, Dr. Luís Carlos Coelho, contesta a nota do sindicato. 
 
Segundo o infectologista, "o atendimento do grupo de trabalhadores da educação (Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e Trabalhadores da Educação do Ensino Superior) acontecerá de forma concomitante com o seguimento do plano e de forma escalonada com os seguintes grupos: Pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com comorbidades; Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC; Pessoas com Deficiência Permanente (18 a 59 anos) sem cadastro no BPC; Pessoas em Situação de Rua (18 a 59 anos); Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e População Privada de Liberdade", afirmou.
 
Além disso, a nota afirma que a respeito da vacinação dos profissionais da educação, está ocorrendo em conformidade com a 20ª nota informativa de 06/06/2021, sendo que os Trabalhadores da Educação terão o atendimento conforme critérios de prioridade definidos da seguinte maneira:
 
a) Ensino infantil (creche, pré-escolas): segundo as faixas de idade de 55 a 59 anos, 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.
 
b) Ensino fundamental: segundo as faixas de idade de 55 a 59 anos, 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.
 
c) Ensino médio: segundo as faixas de idade de 55 a 59 anos, 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.
 
d) Profissionalizantes: segundo as faixas de idade de 55 a 59 anos, 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.
 
e) EJA: segundo as faixas de idade de 55 a 59 anos, 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.
 
f) Trabalhadores da Educação do Ensino Superior: segundo as faixas de idade de 55 a 59 anos, 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos
 
"São solicitadas as listagens dos profissionais contemplados para a secretaria municipal de educação, secretaria estadual de educação e as instituições privadas de educação. Ressaltamos que não está ocorrendo neste momento, a vacinação dos profissionais da educação fora do ensino infantil (creche e pré escola). No momento da vacinação, é solicitado a comprovação de vínculo ativo mediante a apresentação da carteira de trabalho, contra cheque e identidade", afirmou Dr. Luiz Carlos.
 
"A exemplo dos grupos prioritários anteriores, as remessas de vacinas vem chegando semanalmente, possibilitando avançarmos gradualmente. Tudo em conformidade com as notas técnicas da SES – Secretaria Estadual de Saúde, em consonância com o PNI – Programa Nacional de Imunizações. Reforçamos que não há distinção entre público e privado para a vacinação. Do mesmo modo que mandar listas ou mandar listas completas ou solicitações de inclusão não significa que será executada a vacina sem checagem e ou fora do previsto nas metas de vacinação das notas técnicas da secretaria do estado da saúde (a última versão é nota técnica número 20 emitida em 06/06/2021). Desse modo fica evidente que o processo decisório sobre grupos prioritários e cronograma não advém de decisões locais. Cabe aos municípios cumprir e fazer cumprir as notas técnicas da SES e suas atualizações", enfatizou o superintendente.
 
"Todas as demandas que nos chegam de modo formal, são discutidas com a superintendência regional de saúde ou com nível central. Cabe ressaltar que comungamos com ansiedade dos grupos prioritários e da população geral pela vacinação rápida e com 100% de cobertura. Mas é de conhecimento de todos que há limitados quantitativos de vacinas que nos chegam em remessas semanais e já com sua destinação pré estabelecida. Esperamos que, muito em breve, todos  estarão vacinados", encerrou a nota.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)