No início da noite desta terça-feira (19), Varginha começou de forma simbólica, a vacinação contra a Covid-19. A primeira pessoa a receber a dose da vacina CoronaVac, foi José Ferreira, de 111 anos, conhecido como “Mudinho”, morador do Lar São Vicente de Paulo.
A imunização de Mudinho foi realizada pela Enfermeira Luana Alves, Coordenadora da Central de Vacinação Municipal de Varginha.
"É muito ativo, alegre, comunicativo, lúcido e se comunica através de gesto devido sua deficiência. Gosta de participar das atividades coletivas da instituição e faz er atividades manuais como desenho e pintura, interagindo muito bem com seus companheiros”, contou a gestora do Lar, Thais Mendes Pereira.
Em entrevista, o prefeito Vérdi falou da emoção de fazer parte deste momento histórico e pediu a colaboração da população para manter as medidas de prevenção de combate a Convid-19.
“Eu torno a repetir aqui para a nossa população, não vamos nos iludir, essa pandemia continua. No meu modo de pensar, vamos até dezembro fazendo esse enfrentamento. Nos ajudem, continue da mesma forma, se preservando, não aglomerando, usando álcool gel, a máscara para que possamos combater [a Covid-19] com menos perda possível”, disse Vérdi.
Chegada das doses
Varginha recebeu 1.675 doses para duas aplicações. De acordo com o Secretário de Saúde de Varginha, Dr. Luiz Carlos Coelho, 830 pessoas serão vacinadas na primeira fase, sendo que após 14 dias da primeira aplicação, serão aplicadas a segunda dose.
Varginha que segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização contra a Covid, do Ministério da Saúde, continua nesta quarta-feira a imunização do grupo restrito.
"São grupos muito específicos, são profissionais de saúde de linha de frente mesmo, que trabalham com a Covid-19, e dos asilados, aqueles idosos em instituições de longa permanência, em asilos", explicou Dr. Luiz Carlos.
Ainda segundo o secretário, em no máximo 72 horas, as doses recebidas serão aplicadas. O secretário disse esperar que nas próximas semanas possam ser enviadas novas doses.