Notícias | Covid-19

Vacinas contra Covid-19 chegam no Aeroporto de Varginha; Vacinação pode começar ainda nesta terça-feira

Iago Almeida | 19/01/2021 - 16:13:50

Secretário de Saúde de Varginha afirmou que assim que doses forem separadas na secretaria, vacinação começará imediatamente na cidade; Prefeitura afirma que imunização acontecerá ainda hoje

Foram descarregadas há pouco, as primeiras doses das vacinas que serão distribuídas aos municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Varginha. Recepcionada pelo prefeito Vérdi Lúcio Melo, e pelo vice-prefeito, Leonardo Ciacci, a aeronave Pegasus 17 pousou no Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky por volta das 15h e as doses seguiram para a Superintendência, de onde serão separadas.

"Nem dormi a noite, a gente está muito ansioso. Hoje por exemplo tivemos mais óbitos e queremos que esses óbitos acabem. Quando chegam essas vacinas, nesta condição, a gente fica muito feliz e muito emocionado, com a expectativa de vencer esse momento", enfatizou o prefeito Vérdi Lúcio Melo ainda no aeroporto.

"Nós estamos vivendo um momento histórico. Tudo que a gente queria nesse momento era ter a vacina chegando. Nunca foi tão emocionante ver o pouso de um avião, trazendo uma esperança muito grande pra todos nós", comemorou o secretário de Saúde de Varginha, Dr. Luiz Carlos Coelho. 

Foto: Poliana Bonfim

O infectologista afirmou ainda que a vacinação começará imediatamente em Varginha, assim que a Superintendência Regional distribuir as doses. "Nós estamos com tudo pronto, simplesmente aguardando que a nossa parte seja-nos entregue", afirmou. A primeira pessoa a ser vacinada na cidade será o Sr. José Ferreira, mais conhecido como “Mudinho”, que completou 111 anos neste mês e mora no Lar São Vicente de Paulo.

"O governo distribuiu em aeronaves pra todas as regionais do estado de Minas, e agora as regionais distribuem para os municípios. Estamos com toda a equipe pronta para que, assim que a gente consiga ver separadas as doses que nos cabe, já iniciar a vacinação daqueles grupos que têm direito em Varginha", completou Dr. Luiz Carlos.

Chegaram 1.675 doses para a primeira e também para a segunda aplicação após os 14 dias, em Varginha, o que significa que a cidade vai conseguir vacinar 837 pessoas nesta primeira fase. "São grupos muito específicos, são profissionais de saúde de linha de frente mesmo, que trabalham com a Covid-19, e dos asilados, aqueles idosos em instituições de longa permanência, em asilos", explicou.

O secretário de saúde afirmou que ainda não é o momento da população correr e encher os postos de saúde atrás das vacinas, pois elas serão levadas até os profissionais que serão imunizados prioritariamente. "As vacinas não estarão em postos de saúde. Neste momento, a vacina é que vai até esses dois grupos prioritários", enfatizou.

"Semanalmente a gente pode ter uma novidade, depende muito da logística de produção. Toda essa logística de vacinação é do Programa Nacional de Imunizações, então é um critério do próprio Ministério da Saúde, que centralizou para si. Cabem aos municípios, executarem seus planos de aplicação, mas não podem fazer aquisições ou interferir nos grupos de risco eleitos, de prioridade, pelo programa", encerrou o secretário. 

Vérdi Melo explicou que inicialmente são poucas vacinas e pediu para que a população tenha calma. “Seguimos o Plano Nacional de Imunização e não é hora de relaxar com os cuidados básicos – o uso correto da máscara, a higienização frequente das mãos, isolamento social e sempre manter o distanciamento de 1,5m das outras pessoas”, reforçou o prefeito. Vérdi garantiu que “a Prefeitura vai continuar firme no enfrentamento, principalmente quanto ao trabalho de conscientização da população”.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)