Notícias | Esportes

''A persistência que me fez chegar onde estou'' diz varginhense que atua na Superliga Feminina de Vôlei; atleta tem medalhas com a Seleção Brasileira de Base

Vinícius Ramos / Varginha Online | 17/12/2020 - 20:19:15
O voleibol é um dos esportes mais populares do país e conta com mais de 15 milhões de praticantes a nível nacional. A Superliga Brasileira de Vôlei, nas modalidades feminina e masculina, atraem atletas de alto nível do Brasil e do mundo, além de que, o alto nível técnico da competição é ponto comum em todos os jogos da temporada.
 
Varginha tem representante no torneio feminino e é uma atleta que deu os primeiros passos (ou saltos) nas quadras da cidade. Gabi Martins - a Cubinho, de 24 anos e 1,84m de altura, hoje é central do Pinheiros (SP) e já foi vice-campeã mundial com a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil enquanto ainda atuava pela equipe da cidade.
 
Do handebol para a ascensão meteórica no vôlei
 
A garotinha tímida, Gabriela Martins Silva, foi criada no bairro São Sebastião e no período escolar tinha afinidade com outra modalidade: o handebol. A mãe, a senhora Marta Aparecida Donizeti Martins e o pai, o senhor José Divino da Silva, sempre a apoiaram nos esportes, mas o patriarca notou potencial para o vôlei e a aconselhou a buscar treinamentos.
 
Aos 10 anos, Gabi já era mais alta que as meninas da mesma idade e decidiu iniciar no vôlei, mas apenas como um passatempo, já que conciliaria com os tempos de estudo. Mal sabia que em pouco tempo depois iria se destacar no esporte e fazer deste “passatempo” uma profissão.
 
Foi na SEMEL - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o treinador André Pereira - o André do Vôlei, que Gabi despontou para o esporte. A dedicação de ambos, resultou em vários títulos e convocações da atleta para as categorias de base da Seleção Brasileira.
 
Gabi e as meninas da equipe conquistaram grandes títulos por todo o estado, como a Liga Sul Mineira Infanto-Juvenil e os Jogos Infantis e da Juventude de Minas Gerais - JOJU e Jojuninho. Algumas das garotas também foram convocadas para a seleção do estado na época.
 
Gabi Martins com a equipe de Varginha, campeãs do Jojuninho em 2011. Foto: Asscom/JOJU
 
Início na carreira profissional e os clubes por onde passou
 
Em 2012, o técnico André foi convidado a dirigir a equipe de vôlei de São Gonçalo do Sapucaí (MG), cidade que fica a cerca de 65 km de Varginha. O treinador aceitou o desafio e também levou Gabi Martins para compor o time e ganhar rodagem no esporte.
 
Por lá, Gabi fez poucos jogos, mas logo surgiu o interesse do Amil Campinas, que na época era comandado pelo vitorioso José Roberto Guimarães, que também era treinador da seleção feminina. O elenco era recheado e contava com grandes jogadoras, como Tandara e Waleska. Aos 17 anos, Gabi assinou o primeiro contrato profissional da carreira e na mesma época sofreu a perda do maior incentivador: o pai. Desafio que se tornou motivação na preparação para se tornar uma atleta de elite e para orgulhar a quem tanto a incentivou para o esporte.
 
A central também tem passagens por: Minas Tênis Clubes, Cascavel, São José dos Pinhais e Vôlei Bauru, além de uma temporada pelo Clube K, de Portugal. Neste ano, Cubinho acertou a segunda passagem pelo Pinheiros, clube pelo qual defenderá até o fim da temporada.
 
“A persistência que me fez chegar onde estou e me fará chegar ainda mais longe! Não foi uma caminhada fácil e ainda não é, tive pessoas que foram fundamentais para eu estar aqui hoje, minha família, em especial meu pai que sempre acreditou em mim”, relata a jogadora.
 
Gabi Gabi Martins com suas companheiras do Pinheiros. Foto: Foto: Ricardo Bufolin

Convocações e conquistas pela Seleção Brasileira de Base
 
Em 2008, aos 12 anos, Gabi foi convocada pela primeira vez para a Seleção Mineira de vôlei, que disputaria o Campeonato Brasileiro de Seleções, na categoria Mirim. Oportunidade que se repetiu ao longo de 3 anos, já que o nome da garota era sempre lembrado para a lista.
 
Mas foi jogando pelo time da cidade, em 2011, justamente em um amistoso contra a Seleção Brasileira Infantil, que Cubinho mostrou talento e convenceu o então treinador da equipe. No ano seguinte, Gabi Martins era o mais novo nome presente na lista de convocação.
 
Ela, então, iniciou a trajetória na seleção na categoria Infanto-Juvenil, onde conquistou a primeira medalha: a de prata, no Sul Americano em Lima, no Peru, em 2012. A atleta também conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial da Tailândia, em 2013.
 
Seleção Brasileira de base no Mundial U18 na Tailândia, em 2013. (Gabi, penúltima da esquerda para a direita) Foto: FIVB 
 
Em 2014, Gabi passou a integrar a categoria Juvenil e teve uma trajetória vitoriosa durante dois anos. O último torneio em que disputou na categoria, foi o Campeonato Mundial realizado em Porto Rico, onde as meninas se sagraram vice-campeãs mundiais.
 
Na categoria, Cubinho conquistou três medalhas de ouro: o Pan Americano realizado na Guatemala, em 2013, o Campeonato Sul Americano da Colômbia, em 2014, e o torneio de Orlando, nos Estados Unidos, no mesmo ano, fechando a trajetória pela base da seleção.
 
"Para essa garotada de hoje o conselho que posso dar é para acreditarem nos seus sonhos, traçar um objetivo e correr atrás dele com unhas e dentes, não deixem que nada e nem ninguém lhes façam desviar do caminho!”, disse Gabi Martins.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)