Notícias | Eleições 2024

Sete nomes disputarão o cargo de prefeito nas eleições em Varginha; conheça a biografia dos candidatos

Iago Almeida | 17/09/2020 - 18:08:50
O prazo para os partidos realizarem convenções internas para escolha os candidatos que vão disputar cargos nas eleições municipais de novembro, se encerrou nesta quarta-feira (16). Com isso, Varginha terá sete candidatos à Prefeitura Municipal neste ano, com cerca de 440 nomes registrados para disputa à Câmara de Vereadores.
 
Pela primeira vez em 32 anos, o Partido dos Trabalhadores – PT não irá disputar as eleições na cidade.
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, este ano, que as convenções fossem realizadas de forma virtual, pelos partidos, por conta da pandemia do coronavírus. O primeiro turno das eleições municipais acontece no dia 15 de novembro, e o segundo está marcado para o dia 29 de novembro.
 
Candidatos em Varginha 
 
São sete candidatos ao Executivo e cerca de 440 à Câmara Municipal. Os partidos enviaram ao Varginha Online, biografias dos candidatos a prefeito e vice. Confira:
 
“Ação, Inovação e Humanização” 
 
O PSDB foi o primeiro a confirmar um candidato na cidade. Anderson Martins, presidente da Associação Comercial e Industrial de Varginha (ACIV), foi escolhido para disputar o cargo do Executivo, tendo como vice o professor Guilherme Amiraldo Dias. A chapa terá 23 candidatos ao pleito de vereador e não realizou coligações.
 
 
Anderson de Souza Martins tem 48 anos, pai de dois filhos. Natural de Varginha, trabalhou por 15 anos na Pernambucanas, em vários setores como escriturário, auditor interno, gerente nacional de compras e consultor. Foi vencedor do prêmio de Gestão da Qualidade MPE Brasil nível estadual em 2007 e em 2010, reconhecido pelas instituições Sebrae, Gerdau, Fundação Nacional da Qualidade e Movimento Brasil Competitivo. Foi presidente da Escola de Pais do Brasil - seccional Varginha, por três mandatos. Foi diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Varginha - SINDVAR. É presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Varginha, há três anos, onde implantou diversas inovações como ICCOM - Índice de Confiança do Comércio de Varginha, Seminário Análise de Cenário, Varginha Fashion Day, Aciv Jovem, Estacionamento Aciv, Câmara de Debate Econômico, Prêmio Cliente Oculto, Festa do Empresário. É graduando em Gestão Comercial na Unicesumar e fez o Empretec do Sebrae.
 
Professor Guilherme Amiraldo Dias nasceu em 18 de junho de 1958, no distrito de São João da Chapada, distrito de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. É casado com Geralda de Jesus Azevedo Dias, com quem teve dois filhos. Após a quarta série, foi matriculado no Seminário Provincial do Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina. Três anos depois abandonou o seminário. É formando em Letras, na Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina – FAFIDIA e em direito pela Faculdade de Direito de Varginha - FADIVA. Em maio de 1988 mudou-se para Varginha, onde trabalhou nas lojas 33 e Brasimac. Teve o nome marcado na história da educação nas cidades de Varginha, Elói Mendes e Três Corações.  Entre 2012 e 2018, ano em que se aposentou, exerceu a função de vice-diretor na Escola Estadual Coração de Jesus. Filiou-se ao PSDB em 2004. É Secretário Geral do SINPROMAG/VGA – Sindicato dos Profissionais do Magistério Público do Município de Varginha. Além disso é membro de uma das equipes de liturgia da Paróquia do Mártir São Sebastião e da Igreja do bairro Santa Maria e membro da Pastoral do Batismo da Paróquia do Mártir.
 
“Varginha segue em frente” 
 
Em coligação entre 11 partidos, o atual prefeito Vérdi Melo (Avante) foi confirmado como candidato a prefeito e o atual vereador, Leonardo Ciacci (PP), como vice. Serão mais de 200 candidatos a vereador pela coligação, que envolve o Avante, Progressistas, PTB, Podemos, PMN, PSC, PSD, PROS, PRTB, Solidariedade e MDB.
 
 
Natural de Elói Mendes, Vérdi Lúcio Melo ainda criança mudou-se para Varginha onde trabalhou como garçom, foi funcionário da extinta TELEMIG, comerciante e micro industrial. Em 1977 formou-se Técnico em Contabilidade pelo Colégio Batista de Varginha. Já em 1986 formou-se Bacharel em Ciências Contábeis pela FACECA e, logo em seguida, foi eleito delegado do Conselho Regional de Contabilidade, cargo que ocupou em caráter voluntário por 06 anos. Em 1992 formou-se Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha. Ingressou na política pelo PSC – Partido Social Cristão, sendo eleito vereador em 1996 com a quarta maior votação, 1005 votos. Em 2000 transferiu-se para o PSDB, partido pelo qual, na época, candidatou-se a prefeito de Varginha, obtendo cerca de 8.000 votos, 15% dos votos válidos do município. Eleito com 1800 votos pelo PSDB em outubro de 2004 para novo mandato de vereador, sendo presidente da Casa em 2007. Em 2008, foi novamente reeleito como vereador. Vérdi Melo foi eleito vice-prefeito em 2012 pelo PSDB, na  chapa com Antônio Silva, tendo sido reeleitos em 2016, por mais quatro anos. Além de vice-prefeito, Vérdi foi secretário de Governo, Secretário Planejamento, Secretário de Saúde e diretor- superintendente da Fundação Cultural de Varginha. Com a renúncia de Antônio Silva, Vérdi assumiu a prefeitura no  dia 07 de abril de 2020, pelo Avante, em meio as dificuldades da pandemia da Covid-19.
 
Leonardo Ciacci nasceu em Varginha em 04 de outubro de 1964 e é casado com Daniela Rodrigues de Almeida Ciacci. Bacharel em Direito formado pela Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA e pós-graduado em Administração Pública pela UNICESUMAR. Presidiu a ACIV nos anos de 2003 e 2004; Vereador por 4 mandatos consecutivos, tendo ocupado a Presidência do Legislativo Varginhense por 3 mandatos 2009/2010, 2013/2014 e 2018. Sempre ocupou cargos de destaque dentro da Câmara Municipal. Em todos os seus mandatos sempre foi o vereador recordista na apresentação de proposições no Plenário da Câmara, contemplando as áreas de saúde, segurança, educação, esporte, lazer e turismo.
 
“Varginha moderna para um novo mundo” 
 
Com a coligação entre cinco partidos, Zacarias Piva (PSL) foi escolhido para encabeçar a chave, tendo como vice Dr. Vismário Camargo de Freitas (DEM). Serão cerca de 120 candidatos a vereadores, na coligação entre os partidos PSL, DEM, PL, Republicanos, Patriotas e PDT.
 
 
Zacarias Piva tem 49 anos, é advogado e está no segundo mandato como vereador em Varginha. O candidato vai contar com o maior tempo de televisão. Nascido em 13 de maio de 1971, em Nepomuceno, o candidato é casado com Leila Cristiane Siviero Piva, com que tem três filhos, sendo: Hugo César Piva, Marco Túlio Piva e Izadora Maria Siviero Piva. Em 05/10/1988 mudou-se para Varginha. Ingressou na Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) no ano de 1993. Foi procurador Geral do Município de Coqueiral no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2012. Como político, foi candidato a vereador pelo PP, nos anos de 2004, não eleito com 620 votos; em 2008, não eleito com 834 votos, e no ano de 2012, "eleito" com 1006 votos. Em 2016 foi reeleito para o segundo mandato e, por unanimidade dos 15 vereadores de Varginha, foi conduzido ao cargo de presidente da Câmara para o ano de 2017. Foi presidente no período de 2017 a 2019 da AVEMAG, associação que representa dezenas de Câmaras Municipais e centenas de vereadores de cidades do Sul e Sudoeste de Minas.
 
 
Dr. Vismário é médico cardiologista reconhecido pelo trabalho realizado no Sul de Minas e com forte atuação política na cidade. Nasceu no nordeste de Minas, na cidade de Malacacheta, no Vale do Mucuri. Casado, pai de uma filha. Solicitamos a biografia completa de Dr. Vismário, mas não obtivemos retorno.
 
‘Varginha tem opção’ 
 
A Rede Sustentabilidade anunciou o médico veterinário e sanitarista Demétrio Junqueira como candidato a prefeito, tendo como vice o pedagogo Wender Reis. A chapa confirmou ainda oito candidatos à Câmara, sendo cinco homens e três mulheres.
 
 
Com 41 anos, Demétrio Junqueira Figueiredo nasceu em Varginha-MG. É Médico Veterinário Sanitarista, formado pela UFLA e Servidor concursado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Trabalha na Superintendência Regional de Saúde de Varginha como Especialista em Políticas e Gestão da Saúde Pública (SUS MG), nunca ocupou cargo eletivo e concorre pela primeira vez à Prefeitura de Varginha.
 
 
Wender Reis, 32 anos, é pedagogo e servidor concursado da Fundação Cultural de Varginha. Em 2019 foi vencedor do “Prêmio Marina Prado de Castro: Práticas Exitosas da Educação” na categoria Gestão Educacional. Além da área escolar, é conhecido no setor social por já ter trabalhado no CRAS e ONGs locais. Atualmente, é noivo da professora e atriz varginhense, Marina Siqueira.
 
‘Varginha Pode Mais’   
 
Em coligação entre os partidos PSB, PV e Cidadania, o ex-vereador e ex-diretor do Hospital Regional, Rogério Bueno (PSB), foi escolhido para disputar o cargo do Executivo. O vice na chapa será o professor Mário Ribeiro Duarte (PV). Serão ainda 68 candidatos a vereador.
 
 
Rogério Bueno (PSB) é advogado e especialista em Direito Público. Também tem formação em Letras.  Foi vereador em Varginha por três mandatos, entre os anos de 2005 a 2016. Em 2016, era vereador e foi candidato a prefeito. Foi diretor administrativo do Hospital Regional por dois anos, no período janeiro de 2017 a abril de 2019, uma gestão muito elogiada pela forma com que administrou aquela importante instituição. Tem 50 anos. É casado e tem um filho.
 
 
Professor Mário Ribeiro Duarte (PV) é formado em Filosofia e História, com especialização em Administração Pública e Mestrado em Letras. Trabalhou como professor nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Foi conselheiro do Sindicato dos professores do estado de São Paulo, vice-presidente da Associação dos professores de Contagem. Foi presidente da Associação comercial e Industria de Conchal/SP. A partir de 2005 passou a trabalhar em Varginha, no Centro Universitário do Sul de Minas onde exerceu a função de Vice-Reitor e professor de Filosofia com a disciplina Ética e Responsabilidade Social. Atualmente é aposentado e trabalha com agricultura Orgânica, principalmente café. É natural de Vieiras, na zona da Mata mineira. Tem 57 anos, é casado e tem dois filhos.
 
“Participação e Igualdade” 
 
Com escolha por unanimidade, Maria Da Penha foi anunciada como candidata pelo PSOL, tendo como vice o professor Nelson Pereira. O partido terá ainda nove candidatos a vereador, sendo seis homens e três mulheres, e não realizou coligação com nenhum outro partido.
 
 
Maria da Penha Ferreira, 62 anos. Casada, Servidora Pública Federal aposentada do Ministério da Fazenda, concursada e aposentada. Membro do SINSEP/MG. Membro fundadora do PSOl Varginha. Trabalhou na agricultura, empregada doméstica, na Fundação Nacional de Saúde. nas Secretarias Municipal e Regional de Saúde. Natural de Central de Minas e vive em Varginha há 40 anos. É Bacharel em Direito e Licenciada em Matemática e especialista em Saúde Pública pela FioCruz. 
 
Professor Nelson Pereira de Andrade, 52 anos, professor das Redes Públicas Municipal e Estadual por mais de três décadas. Professor Universitário em várias universidades do Sul de Minas: Unis, Unincor, Unipac. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Rede Pública Municipal de Varginha - SINPROMAG /VGA. Foi Diretor do Sind UTE; membro de movimentos sociais como Inseas, CEBI;  membro da direção da Escola Estadual Prof. Antônio Domingues Chaves e Escola Municipal São José; presidente do Diretório Municipal do PSol de Varginha; membro do Conselho Municipal do FUNDEB. Natural de Estiva, ele é cidadão varginhense com título concedido pela Câmara Municipal de Varginha. Foi ainda candidato a Vereador em 2012, ficando entre os 15 mais votados, e candidato a deputado estadual em 2018, conseguindo votação expressiva em Varginha. 
 
“Mudança exige movimento. Movimente-se!’  
 
O PCdoB confirmou a candidatura do jornalista Jonas Loureiro ao Executivo, tendo como vice a pedagoga Elida Erbst. Serão ainda 10 candidatos disputando vagas na Câmara Municipal.
 
 
Jonas Loureiro é jornalista e radialista. Atualmente trabalha na TV Princesa em Varginha. Já foi apresentador na empresa Grupo RCN de Comunicação e locutor na Band FM e na Atenas FM. Trabalhou também como assessor de comunicação e imprensa em Carmo do Rio Claro.
 
 
Élida Erbst é natural de Varginha, estudou Pedagogia na Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas e trabalha no Sindicato dos Professores há 11 anos. Sempre à frente das lutas dos trabalhadores do ensino, participou de diversos movimentos pela conquista dos direitos da classe em Varginha e região. Responsável pelas de bolsas de estudo da categoria, desempenha papel fundamental na distribuição dos benefícios. No PCdoB local é tesoureira controlando com braço de ferro as finanças do partido. Participou do movimento em defesa da Unifal em Varginha. Élida é filha da dona Marlene e do Sr. Zé Homero. É casada com Fabiano e mãe do pequeno João Victor.
 
Calendário eleitoral 
 
- a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário; 
- 31 de agosto a 16 de setembro: convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. Podem ser realizadas por meio virtual; 
- 31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia; 
- 27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet 
- 15 de novembro: 1º turno das eleições; 
- 29 de novembro: 2º turno das eleições; 
- 15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas; 
- 18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos; 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)