Notícias | Meio Ambiente

Fórum sobre Resíduos Orgânicos e Coleta Seletiva acontece nesta quinta-feira em Varginha

Com assessoria | 10/12/2019 - 18:15:04
A Prefeitura de Varginha realiza nesta quinta-feira, dia 12, o Fórum de Resíduos Orgânicos e Coleta Seletiva. A organização é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEA - que convidou o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente – Codema - para somar nessa iniciativa.
 
O objetivo é mostrar para a população como é a questão do lixo hoje na cidade, a logística da coleta do lixo comum e do reciclável, os estudos e o futuro. “A maioria da população não sabe como é o dia a dia da coleta, como é a estrutura que a Prefeitura oferece e coloca à disposição dos moradores, comerciantes, industriários e empresários”, explica Joadylson Barra Ferreira, secretário municipal de Meio Ambiente. Ele afirma que a pretensão é fazer com que Varginha melhore na coleta do lixo comum e avance na coleta seletiva.
 
Fórum: 3 etapas:
 
1ª) Apresentação da coleta – como é realizada, as dificuldades, os sucessos; será mostrada a quantidade de lixo depositado clandestinamente;
 
2ª) Apresentação do aterro sanitário - a Copasa vai explicar como é o funcionamento do aterro sanitário; como o lixo é tratado; capacidade; geração do lixo coletado;

3ª) Case de sucesso de Piracicaba (SP) – a cidade paulista é considerada a número 1 em termo de saneamento básico incluindo a destinação correta de todos os resíduos.
 
O secretário da SEMEA foi até Piracicaba para conhecer de perto a logística que faz com que o índice de reciclagem chegue a 70%, ou seja, são enterrados 30%. A  área utilizada é de 56 hectares para concentrar todo o lixo, inclusive o hospitalar, tendo a destinação correta para todos os resíduos. “Varginha hoje tem um índice de 15% de reciclagem e está caminhando para 20%. O ideal seria enterrar só 5% do lixo produzido pela população e reciclar 95%. Estamos conhecendo experiências vitoriosas para também alcançarmos esses objetivos e para isso precisamos da parceria com a população que tem papel importantíssimo, na quantidade do lixo gerado e na colaboração na separação do que pode ou não ser reciclado”, enfatiza Joadylson. Ele ainda lembra que “as pessoas são acostumadas a transferir para a Prefeitura toda a responsabilidade, mas a responsabilidade é de todos nós, somos todos fiscais do meio ambiente”, completa. 
 
Ao final do Fórum, serão prestados esclarecimentos a todos os interessados. “Esse evento é de suma importância para todos, principalmente formadores de opinião como professores e líderes de comunidade para que se tornem agentes multiplicadores das informações que serão tratadas dentro do Fórum”, adianta o vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo.  
 
Não é necessária inscrição prévia. Será emitido certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas diretamente na SEMEA pelos telefones (35) 3690-2311 ou 3690-2529.
 
Fórum  de Resíduos Orgânicos e Coleta Seletiva:
Quinta-feira, dia 12
8h30 às 12h
Castelinho – FACECA - capacidade para 400 pessoas
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)