Notícias | Cidades

Município de Pouso Alegre recebe Barracão do Produtor

Com assessoria | 19/05/2009 - 00:00:00

A construção do Barracão do Produtor de Pouso Alegre, no Sul de Minas, está em fase de conclusão e deve ser entregue à comunidade até o final de maio. A obra está sendo executada pela Fundação Rural Mineira (Ruralminas), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) . Barracão do Produtor foi o nome escolhido para as instalações físicas onde é feito o beneficiamento da produção de frutas e hortaliças antes de seguirem para a comercialização. É também o nome do programa coordenado pela Secretaria de Agricultura, desde o início da década de 90.

Instaladas nas comunidades rurais de municípios com tradição de cultivo de frutas e hortaliças, as unidades do barracão do produtor tornam viável a modernização dos sistemas de produção, pós-colheita e comercialização. Segundo a assessora da Superintendência de Segurança Alimentar da Seapa, Paula Braga Batista, o programa foi inspirado no modelo francês, com o objetivo de incentivar o cooperativismo, a organização dos produtores e introduzir técnicas de beneficiamento pós-colheita para agregar valor à produção. "A idéia básica do programa é criar condições para se obter um produto melhor no campo e preços diferenciados na comercialização", explica Braga.

Em 2007, na retomada do programa, uma comissão formada pela Seapa, Emater-MG, Ceasa e a Superintendência Federal de Agricultura em Minas analisou a possibilidade de implantação de novas unidades. O funcionamento do projeto pressupõe a ação conjunta de pequenos e médios produtores e suas entidades representativas, como associações e cooperativas.
 
Paulo Bregunci, presidente da Ruralminas, afirma que a proposta é que a Fundação seja parceira efetiva da Seapa para a construção de novas unidades em todo o Estado.

Para a construção do Barracão de Pouso Alegre foi aproveitada a estrutura que já existia no local. Segundo o engenheiro-arquiteto Carlos Alberto Migueletto, a unidade dispõe de escritório, sala de reuniões, duas instalações sanitárias com vestiários e área de comercialização de 600 m2. Os recursos aplicados na obra foram de aproximadamente R$ 270 mil.

"Buscamos adequar cada projeto às necessidades específicas da produção local. Na unidade de Pouso Alegre, o barracão do produtor está direcionado para a produção de morangos, e foi idealizado para receber uma câmara fria para o armazenamento da produção, que é uma das principais atividades agropecuárias do município", explica Migueletto.

Além de Pouso Alegre, a Ruralminas está construindo o Barracão do Produtor no município de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e está fazendo levantamento para as obras em Estiva, no Sul de Minas. As cidades de Baldim, Senador Amaral, Sabará, Brumadinho e São Domingos das Dores já têm estudo de viabilidade aprovados para a construção de novas unidades.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)