Coluna | Mercado de Trabalho
MSc.: Eleanderson C. Eugênio
Professor Universitário, Consultor empresarial. Membro Fundador do Núcleo de RH do Sul de Minas Articulista de Jornais, Sites, Revistas e Periódicos de circulação nacional.




“Torcendo pelo Jacaré”...
05/04/2010
Pode parecer mentira, mas existem pessoas, nas empresas e na vida, que no filme do Tarzan, torcem pelo Jacaré! Querem sempre ver o pior acontecer! Sentem um prazer indisfarçável quando as vendas caem, quando aparecem clientes insatisfeitos, quando produtos saem com defeito de fabricação, quando não conseguimos entregar um pedido em tempo hábil, quando falta algum produto para concluir um pedido e assim por diante.

Quando as vendas caem, o pessoal da Produção logo diz:

“E agora? Vamos ver os que os 'bons' vendedores vão dizer “...

Quando produtos saem com defeito, o pessoal de vendas diz:

“ Ué! Eles não são todos engenheiros, 'doutores' e os que sabem tudo? Agora quero ver o que vão dizer e fazer”.

Quando falta um determinado produto para concluir um pedido SEMPRE aparece alguém para falar...

“He He He, eu sabia que isto ia acontecer, o pessoal de compras não COMPRA e o pessoal do FINANCEIRO não libera o pagamento, isto que dá”!!!'

E tudo isso com um tom de sarcasmo e sempre seguido de um:

'- Eu bem que avisei...'

Parece mentira, mas essas pessoas realmente torcem para o Jacaré! O barco está afundando e elas estão felizes (sic) porque 'alguém' será responsabilizado e todos serão 'vingados'... Mortos, é claro, pois estamos todos no mesmo barco! E elas não se apercebem disso. Continuam torcendo pelo Jacaré! E quando o Tarzan (a empresa) acaba vencendo os jacarés (problemas internos, vendas, produção etc.), elas ficam frustradas e dizem:

“Desta vez 'eles' conseguiram. Mas, da próxima”...

Vamos refletir um pouco?

Você é dos que torce pelo Jacaré? Você tem em sua equipe ou empresa gente que torce pelo Jacaré? Se tiver, livre-se dessa gente, pois não dá para trabalhar com quem torce pelo Jacaré!

Precisamos sim de pessoas COMPROMETIDAS e não apenas ENVOLVIDAS com o rumo de sua empresa.

Não importa se você é um líder ou um colaborador, o importante é pensar além do dia-a-dia, ser eficaz em suas atividades e comprometido com o resultado da organização. Não dá mais para dizermos "essa não é a minha tarefa, não fui contratado para trocar a lâmpada da recepção", coisas tão simples, mas que atrapalham nosso desempenho. Costumo falar que um Colaborador COMPROMETIDO com a empresa é igual a um SNIPER (Atirador de Elite), ou seja... Um Tiro, uma morte (Assunto resolvido). Ele não fecha os olhos e dispara sua metralhadora, gastando balas, a esmo, para ver o que acerta.

Esse texto me faz lembrar uma metáfora que fala mais ou menos o seguinte: A galinha e o porco montaram uma empresa de omelete. A galinha entraria com os ovos e o porco com o bacon. Nessa história fica claro que a galinha está envolvida e o porco comprometido.

Por isso, digo que não dá mais para estar apenas envolvido com as tarefas e com a empresa, é necessário estar comprometido de corpo e alma, maximizando os resultados da organização, sendo eficazes em todas as atividades, buscando atingir a excelência todos os dias e, pelo amor de DEUS... Vamos parar de Torcer pelo Jacaré!!!

PS* Qualquer fato ou particularidade do acima descrito com sua empresa e/ou colegas de trabalho NÃO é uma mera coincidência!!!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)