Normalmente este mesmo cartaz não se aplica aos profissionais desses mesmos estabelecimentos, porque raramente somos recebidos por esses sorrisos, até mesmo quando damos o nosso "bom dia" ao entrarmos...
Algumas vezes o "bom dia" que temos de retorno verbal é mecânico e sem vida traduzido no famoso "pois não?". Como conseqüência, o atendimento passa a ser educado e mediano (medíocre, segundo o dicionário Aurélio, que tem por significado ainda: sem relevo, comum, ordinário, vulgar) e sem muitos resultados - principalmente na essência pessoal e, por conseqüência, na profissional também.
Com um clique, de qualquer lugar do mundo, o cliente busca a concorrência para qualquer setor. A concorrência é brutal e acirrada em todos os setores, pois hoje produtos cujas características são muito parecidas, com preços muito parecidos, condições de pagamentos muito próximas, irão se diferenciar na qualidade do atendimento, onde a decisão de compra depende do seu patrão, ou seja, o cliente.
As empresas, de um modo geral, reclamam que treinar pessoas é caro e investem em tecnologia apenas, como resultado, acabam tendo sérios prejuízos contratando mão-de-obra barata, mas o cliente gosta de ser bem atendido e será ele a única ferramenta de medição da qualificação de sua empresa.
Sorrir não custa nada e agrega muito valor a qualquer atitude nossa, e o sorriso neste caso, vem a ser a satisfação de servir ao próximo. Devemos expressar nos olhos este prazer.
O processo de compra hoje é inverso e, se tem alguém que nos filma, são os nossos clientes.
O comando da situação é do cliente, que na realidade "filma" pelos seus olhos os mínimos detalhes de aparência e atitudes de sua recepcionista, porteiro, segurança, balconista, gerentes, caixas, diretores...
Devido às muitas opções, o cliente é quem decide se vai comprar de você ou não. Só dependerá de sua percepção; se ele ficará encantando e falará bem de sua empresa ou se ele ficará desencantado e neste caso falando mal de sua empresa. Qual opção você prefere que o cliente tenha?
Considere que, na maioria das vezes, comprar aos olhos do cliente é sempre um ato prazeroso. O cliente não compra perfume, compra uma possível solução para seduzir melhor, não compra um carro e sim conforto, conveniência, status... quantas vezes estamos querendo comprar algo e por sermos mal tratados nas empresas deixamos de fazer a compra e voltamos aborrecidos? E, neste caso, lembre-se que uma empresa vem a ser o grupo de pessoas que nos tratam mal com suas atitudes negativas e muitas vezes até preconceituosas, desvendendo e nos convidando a irmos embora, levando o seu lucro...
A partir de hoje mude a sua estratégia, quando lidar com pessoas, e lembre-se que ao servir alguém VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO PELOS SEUS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS, AMIGOS, FAMILIARES E POR QUALQUER PESSOA QUE LHE POSSA ACRESCENTAR CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, portanto, SORRIA!
Isso não depende de treino, é uma linguagem universal, não custa nada, faz bem para a saúde e sempre agrega algum tipo de ganho em nossa vida.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter