O Governo de Minas Gerais inaugurou, nesta sexta-feira (11/07), duas novas estruturas da Polícia Civil (PCMG) dedicadas ao combate de crimes rurais em nove cidades do Sul de Minas. Uma Delegacia Especializada foi instalada em Varginha e um Núcleo Especializado em Três Pontas, visando reforçar a segurança para os produtores da região.
Presente na inauguração em Varginha, o governador Romeu Zema destacou a necessidade da ação. "O agro, que é líder em crescimento em Minas, merece todo nosso apoio e, com a valorização de diversos produtos agrícolas, em especial o café, temos visto a criminalidade aumentar em algumas regiões. Por isso, estamos adotando ações para melhorar a segurança para quem produz no campo", afirmou Romeu Zema.
A nova delegacia em Varginha atenderá também os municípios de Boa Esperança, Elói Mendes, Guapé, Carmo da Cachoeira, Ilicínea e Coqueiral. Já o núcleo de Três Pontas terá jurisdição sobre a cidade e Santana do Coqueiral. Juntas, as unidades cobrirão uma população estimada de mais de 310 mil habitantes.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG
As estruturas fazem parte do programa Campo Seguro, da Polícia Civil, lançado em fevereiro deste ano. "É mais um passo importante dentro do programa Campo Seguro, para implementação de medidas efetivas de repressão a crimes rurais. Com isso, nós temos mais uma vez a articulação de uma rede de inteligência integrada e podemos potencializar, cada vez mais, a proteção ao homem do campo e a segurança dos mineiros", pontuou a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, ressaltou a ligação entre segurança e o desenvolvimento do setor. "O agro tem feito a diferença em Minas Gerais, tem se tornado uma das principais forças da nossa economia, e não é por acaso", analisou o secretário, que completou: "A segurança pública hoje é coroada com esse trabalho fantástico que nós temos da Polícia Civil, caminhando para 14 unidades especializadas, que estão fazendo um trabalho realmente diferente. Se o crime está se especializando, nós estamos nos especializando muito mais".
O governador também comentou sobre os resultados gerais da segurança no estado. "Os nossos índices de criminalidade neste ano estão extremamente satisfatórios, temos tido melhorias em quase todos eles, o que demonstra que o trabalho das nossas polícias tem sido efetivo e tem trazido bons resultados para a vida dos mineiros", destacou.
As novas unidades foram adaptadas em sedes já existentes da PCMG. Em Varginha, a estruturação contou com parceria da Prefeitura, Sindicato Rural, Faemg e iniciativa privada. Para o núcleo de Três Pontas, foram utilizados recursos de emenda parlamentar na aquisição de materiais.
Com as novas sedes, Minas Gerais passa a contar com 13 Delegacias Especializadas de Repressão a Crimes Rurais e um Núcleo Especializado. A iniciativa faz parte do projeto Campo Seguro, da Polícia Civil, que promove a repressão qualificada de crimes rurais por meio da atuação integrada entre delegacias e agências de inteligência, além de buscar maior proximidade com os produtores e entidades do setor.