O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cumpriu agenda no Sul de Minas nesta sexta-feira (11/07), reforçando o apoio ao setor do agronegócio. Ele participou presencialmente da Feira Agrotrês, em Três Corações, e, mais cedo, esteve no Centro de Excelência do Café, em Varginha, onde se reuniu com lideranças do setor.
Em Três Corações, o governador visitou estandes e conversou com produtores de grãos, café, leite e frutas durante a terceira edição da feira, que ocorre de (10/07) a (12/07). Zema, que já havia discursado de forma remota na abertura do evento na quinta-feira (10/07), destacou a importância da iniciativa. “Esta feira é muito relevante para a região. É o momento do agro se modernizar, trocar ideias, mostrar aquilo que tem feito. Queremos deixar claro para o produtor rural que o Governo do Estado está ao lado dele”, afirmou.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG
A agenda em Varginha ocorreu no Centro de Excelência do Café (CEC), inaugurado em outubro de 2023. No local, Zema se encontrou com representantes de sindicatos de produtores rurais e cooperativas. O município possui forte atuação agropecuária, sendo o 27º do estado na produção de café, com cerca de 400 propriedades dedicadas à cultura.
Dados de 2023 apontam que a produção agrícola total de Varginha atingiu 33,2 mil toneladas, gerando um valor de R$ 389,7 milhões, com destaque também para as lavouras de milho, soja e uva. O CEC, uma parceria entre a CNA e o Sistema Faemg Senar, atua com ensino, pesquisa e cursos para fortalecer a cafeicultura nacional.