A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais (OAB-MG), celebraram nesta semana um acordo de cooperação técnica. A parceria visa otimizar o atendimento às manifestações da população, estabelecendo um fluxo direto de comunicação entre as ouvidorias de ambas as instituições.
O acordo permitirá o encaminhamento recíproco de demandas, buscando proporcionar maior agilidade, precisão e transparência nas respostas aos cidadãos, de acordo com a natureza de cada solicitação. A iniciativa tem como objetivo fortalecer os canais de participação social e garantir que as manifestações sejam tratadas pela instância mais adequada.
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, afirmou que a formalização representa um avanço na integração e fortalece a escuta qualificada ao cidadão, promovendo maior resolutividade. O presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, ressaltou a importância da escuta ativa e do diálogo com a sociedade para a atuação da advocacia.
O evento contou também com a presença da ouvidora da seccional mineira da OAB, Gláucia Fernandino, que recentemente assumiu a presidência da Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir). Ela reforçou o compromisso com a atuação colaborativa para o fortalecimento das ouvidorias públicas. A parceria reafirma o compromisso do estado com a transparência e o controle social.