Notícias | Educação

Resenha crítica: o que é e como fazer?

Da redação | 22/04/2021 - 18:19:49

Nas áreas da cultura e do entretenimento é muito comum que quem lê revistas, jornais e portais na internet encontrem resenhas ou críticas. As palavras são diferentes, mas significam a mesma coisa. E muitos não sabem o que é, como avaliar e como fazer uma resenha crítica. Quando lemos uma avaliação de alguém sobre algo, como sabemos se podemos confiar?

Resenhas críticas são feitas sobre tudo: livros, séries, peças de teatro, shows, músicas, eventos, um prato, um restaurante, a atuação de um artista, o desempenho de um atleta e muito mais. Enfim, tudo aquilo que possa ser analisado através de critérios técnicos cabe dentro de uma resenha desse tipo.
 
Resenha crítica é opinião?
 
Sim, resenha crítica parte da opinião que o autor tem acerca de um assunto, mas essa opinião não é tirada da cabeça de quem escreve “do nada”. Estes são os textos opinativos. Resenha crítica é feita por especialistas no assunto, que vão mostrar através de conceitos técnicos os erros e acertos.
 
É claro que mesmo entre especialistas as resenhas críticas podem ser discordantes, mas, como falamos, tudo é baseado em teorias e opiniões qualificadas.
 
Como fazer uma resenha crítica?
 
Para fazer uma resenha crítica, o primeiro passo de tudo é não escrever com sentimentos. Se você é muito fã de algo ou detesta demais, as chances de “contaminar” seu texto com essas sensações é muito grande. Uma resenha crítica de qualidade é aquela que se consegue manter neutra, expondo os pontos positivos e negativos de algo.
 
Uma boa forma de começar é coletando o máximo de informações possíveis. Contextualizar toda a obra ou aquilo que será analisado pode enriquecer demais a sua resenha, pois dará base, inclusive, para você mudar de opinião sobre um aspecto ou outro. 
 
Tente resumir a obra ou escrever a resenha enquanto tudo ainda está muito vivo na memória. Se possível, até “consuma” mais uma vez aquilo que será criticado antes de escrever. Uma segunda experiência sempre ajuda a completar o que a primeira trouxe.
 
Meu ponto de vista é importante?
Isso depende do tipo de resenha crítica que você está fazendo. Em alguns casos a opinião do autor pode ter espaço em meio ao resto do conteúdo, mas tem redações em que isso não é necessário -  e colocá-la pode estragar seu trabalho.
 
O mais importante numa resenha crítica é mostrar que aquilo que está sendo escrito é baseado em conhecimento técnico e teórico do autor. Se a opinião puder ter esse embasamento, então tudo bem. Caso contrário, tira a credibilidade do restante que está escrito.
 
Crie a sua própria opinião
 
Não tem problemas em consumir outras resenhas críticas sobre um assunto que quer escrever, mas é bom fazer isso apenas após você consumir e avaliar o que deseja. Uma opinião prévia pode mudar a forma como você vai enxergar o seu “objeto de estudo”, influenciando na análise.
 
Seja original na sua resenha crítica, até porque ela é um tipo de texto que dá muita liberdade para o autor escrever. Portanto, não faz sentido trazer para ela coisas que outras pessoas escreveram. Lembre-se que uma resenha diz muito sobre o autor, muito mais do que sobre a obra avaliada.
 
Estruture a resenha
 
A resenha crítica tem uma estrutura que deve ser seguida para que faça sentido. Isso vale para todos os tipos de texto. Aqui, ela tem uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
 
Comece falando sobre o que está avaliando e dê algumas considerações gerais, sem se aprofundar no mérito de cada uma delas. Assim, logo de cara, o leitor já sabe o que o aguarda nos próximos parágrafos.
 
Em seguida, desenvolva os pontos que trouxe no início, dando um sentido à introdução. Nesta parte use todos os conceitos que tem para justificar a sua opinião para dar credibilidade a ela. Por fim, conclua a resenha, dando uma avaliação mais superficial do assunto, expondo os problemas, as soluções e o que mais achar pertinente.
 
Autor - Elícia Marta
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)