A Receita Federal do Brasil (RFB) realizou a entrega de R$ 562.544,60 em mercadorias a nove instituições beneficentes da região do Sul de Minas Gerais na última sexta-feira, 3 de outubro. A ação, que integra o Programa Receita Cidadã, ocorreu no Depósito de Mercadorias Apreendidas (DMA) localizado em Poços de Caldas.
O montante total foi distribuído entre as entidades beneficiadas, com cada uma recebendo um valor aproximado de R$ 60 mil em produtos. A iniciativa visa promover a sustentabilidade e responsabilidade social, provendo as instituições com recursos a partir de itens que foram apreendidos em operações de combate ao descaminho conduzidas pela Receita Federal e forças policiais.
Entidades e Itens Destinados
As nove instituições beneficiadas representam diferentes cidades do Sul de Minas:
- Itajubá: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Grupo S.O.S AIDS.
- São Lourenço: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
- Ibiraci: Associação de Recuperação de Vidas ASSOREV - Casa de Bethânia.
- Poços de Caldas: Casa do Caminho, Casa do Menor Dr. Ernan Dias e Instituto de Apoio aos Autistas e Famílias (Instituto A).
- Varginha: Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais e Associação Arco da Vida.
A variedade de itens destinados incluiu smartphones, relógios inteligentes, caixas acústicas, patinetes elétricos, além de vestuários, brinquedos, e acessórios de celulares, informática e para pesca.
A entrega foi conduzida pelos representantes da Delegacia da Receita Federal do Sul de Minas: o analista-tributário Vitor de Castro Braga, chefe da Agência da Receita Federal em Poços de Caldas, e o analista tributário Edir Simões Junior, responsável pelo Depósito de Mercadorias Apreendidas.
Organizações de Minas Gerais com interesse em receber doações de mercadorias da Receita Federal podem formalizar o pedido em formato digital. O requerimento deve ser feito por meio do Sistema Requerimentos Web, disponível no Centro de Atendimento Virtual (
Portal e-CAC) da Receita Federal, no item “Legislação e Processo”. A opção está disponível exclusivamente para o perfil CNPJ.