Notícias | Covid-19

Brasil tem 621 casos confirmados de coronavírus

Agência Brasil | 20/03/2020 - 08:34:54

 São seis mortes registradas, 4 em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro

 
Os estados de São Paulo e Pernambuco, as cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, e a região sul de Santa Catarina – região de Tubarão – estão com transmissão comunitária, que é quando não há mais como identificar como as pessoas foram contaminadas.
 
Segundo os números do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira, São Paulo lidera com 286 casos, seguido do Rio de Janeiro 65, Distrito Federal 42, Bahia 30, Minas Gerias 29, Rio Grande do Sul e Pernambuco com 28.
 
Somente o Amapá, Rondônia, Roraima, Maranhão, Piaui e Mato Grosso não têm casos confirmados para o coronavírus, ainda apenas suspeitos. 
 
Todos os estados estão capacitados para a realização de 30 a 40 mil exames mês.
 
O Ministério da Saúde apresentou novo protocolo para atendimento mais rápido nos postos de saúde. Nas unidades, a pessoa deve comunicar que está com sintomas respiratórios, onde receberão máscaras e serão isoladas em uma sala específica. 
 
A prioridade serão pessoas acima de 60 anos e doentes crônicos, imunossuprimidos, gestantes, e puérperas.
 
Só serão encaminhados para o hospital pessoas com dificuldades respiratórias, doenças cardíacas, doenças respiratórias crônicas, doenças renais, imunossuprimidos e doenças cromossômicas.
 
Pessoas com sintomas leves deverão ser orientadas a isolamento domiciliar, com monitoramento a cada 48 horas por profissionais de saúde. 
 
O Ministério ainda orienta que as mães não parem a amamentação se tiverem gripe, devendo usar máscaras a cada mamada de seu filho.
 
Em Minas Gerais
 
Em Minas Gerais, dez novos casos foram confirmados desde ontem até esta quinta-feira – até o momento são 29. Em 24 horas, os casos em investigação saltaram de 703 ontem para 2.210 em boletim divulgado no fim da tarde pela Secretaria de Estado de Saúde.
 
De acordo com a pasta, foram notificados 2.273 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 104 foram descartados. Em Belo Horizonte, o número de casos quase dobrou. Saiu de 10 para 18.
 
Foram notificados casos em nove municípios:
Belo Horizonte (18 casos)
Coronel Fabriciano (1 caso)
Divinópolis (1 caso)
Ipatinga (1 caso)
Juiz de Fora (2 casos)
Nova Lima (2 casos)
Patrocínio (1 caso)
Sete Lagoas (1 caso)
Uberlândia (2 casos)
 
Existem três perfis de transmissão da doença. Os casos importados são de pessoas que se infectaram em outro país. Estes ocorreram em Coronel Fabriciano, Divinópolis, Ipatinga, Nova Lima, Patrocínio, Sete Lagoas, Uberlândia.
 
Em Juiz de Fora houve episódio de transmissão local – a identificação do caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção seja conhecida ou até a 4ª geração de transmissão.
 
Belo Horizonte teve o único caso de transmissão comunitária no estado – incapacidade de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos ou pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos).
 
Em Varginha
 
Até o momento são 30 casos suspeitos que estã sendo monitorados no município. De acordo com a Secretaria, para todos os casos investigados, já foram colhidos os materiais e encaminhados à Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Todos estão em isolamento domiciliar recebendo atendimento dos profissionais  da saúde. 
 

LEIA MAIS

- Hospital Bom Pastor desmente informação de resultado positivo de coronavírus para paciente internada

- Autotrans reduz horários dos ônibus a partir de segunda-feira em Varginha

 
 
 
 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)