Notícias | Covid-19

Coronavírus: veja quais medidas de prevenção já impactam na rotina de Varginha

Da redação | 18/03/2020 - 10:50:26
Suspensão de aulas e eventos com grandes aglomerações, fechamentos de parques estão entre as ações adotadas
 
O prefeito em exercício, Vérdi Lúcio Melo em entrevista coletiva nesta terça-feira (17), anunciou a edição de um decreto em que declara situação de emergência na área da Saúde em Varginha. A duração do decreto será de seis meses.
 
Entre os pontos do decreto estão a suspensão das aulas na rede municipal, a realização de eventos com mais de 50 pessoas, além de permitir a compra e contratação de serviços relativos à prevenção do coronavírus sem licitação.
 
Algumas medidas adotadas já afetam a rotina da população, confira abaixo algumas mudanças.
 
Eventos
 
Com o decreto, ficam proibidos eventos que reúnam mais de 50 pessoas. Entre eles, shows, apresentações artríticas, missas e cultos. Quem descumprir a determinação poderá responder criminalmente.
 
Serviços de Saúde
 
As Unidades Básicas de Saúde estão orientadas a suspender os agendamentos eletivos (consultas médicas e odontológicas), exceto aqueles casos mais urgentes, priorizando aquelas pessoas que apresentem insuficiência respiratória.
 
Também estão suspensos  o controle de Hipertensão e Diabético, que são mais vulneráveis e todos os Grupos de Atividade nas Unidades Coletivas, a exemplo do Tabagismo e atividades físicas, por exemplo), a fim de evitar aglomerações.
 
A Upa e o Hospital Bom Pastor continuam funcionando normalmente.
 
Shopping
 
A partir desta quarta-feira (18), o Via Café Garden Shopping passa a funcionar com horário reduzido, como forma de tentar evitar a contaminação pelo coronavírus. O horário de funcionamento será das 12h às 20h. 
 
Comércio
 
Representantes da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha - ACIV, Sindicato do Comércio Varejista se Varginha - Sindvar, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha - SEHAV e Sindicato dos Empregados no Comércio de Varginha e Região – SINDCOMERCIARIO se reuniram nesta terça-feira (17) para tratar sobre os efeitos do coronavírus. Até o momento não nenhuma decisão foi tomada. A redução do horário do comércio é uma possibilidade. Segundo a proposta apresentada, o comércio poderá funcionar das 10h ás 16h.
 
 
Uma loja de roupas masculinas que fica na Rua Presidente Antônio Carlos se antecipou e fechou as portas preventivamente. "Caro cliente, estaremos fechados por alguns dias preventivamente. Achamos que o momento é agora!”, dizia um aviso na porta.
 
Parques Municipais e Zoológico
Como medida preventiva de combate ao coronavírus adotada pela Prefeitura de Varginha, os Parques municipais de Varginha e o Zoológico da cidade ficarão fechados a partir desta quarta-feira (18). Inicialmente será por um prazo de 15 dias.
 
Escolas
 
Em algumas escolas particulares a suspensão das aulas começou na última segunda-feira. A partir desta quarta-feira (18) não haverá aula em nenhuma escola particular. Inicialmente a suspensão seria de apenas três dias, mas o Tribunal Regional do Trabalho acatou o pedido de liminar do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) e suspendeu as aulas das escolas particulares em Minas Gerais até o fim de março.
 
Na Rede Estadual, o Governo de Minas suspendeu as aulas até na sexta-feira (20), mas essa suspensão pode ser prorrogada.
 
Na Rede Municipal (Escola Urbana, Escola Rural, Centro Municipais de Educação Infantil – Cemei), o cancelamento das aulas começa nesta quinta-feira (19) e vai até o dia 3 de abril. 
 
Faculdades
 
Faceca – aulas suspensas até sexta-feira, 20 de março.
 
Fadiva - aulas suspensas até 31 de março.
 
Grupo Unis - as aulas presenciais foram suspensas até o dia 31 de março, porém as aulas serão ministradas pelas plataformas digitais. 
 
Unifal - Universidade Federal de Alfenas – as aulas estão suspensas por tempo indeterminado. 
 
Unifenas – aulas suspensas até 31 de março. 
 
Justiça
 
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais  suspendeu as atividades a partir desta quinta-feira (19)  até o dia 27 de março. Com isso o Fórum e o Juizado de Especial não terão expediente. Serviços administrativos e judiciais considerados indispensáveis continuarão funcionando, a critério de cada comarca.
 
A Justiça do Trabalho também suspendeu as atividades. O recesso será até o dia 31 de março.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)