Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
A Capital do Carnaval, São Paulo
03/03/2008

-Onde você passou o Carnaval?

- Na Espanha. Acompanhei algumas manifestações singelas em Madri e li sobre o Carnaval de Cádiz, uma das mais importantes cidades daquele país. E você?


Os artesãos unem cores e criatividade em suas manifestações

Harmonia no conjunto do desfile

- Fiquei descansando. Fui ao cinema, caminhei pelas ruas e usufrui da vida paulistana em sua quietude. São Paulo não tem Carnaval.

- Santa ignorância! A Festa Pagã, na capital paulista, é uma das mais belas do País. Ao todo, são 14 Escolas de Samba do Grupo Especial que treinam durante meses a fio para apresentarem-se no Sambódromo, momento de êxtase em que desfilam com suas alegorias, suas fantasias e seus sambas-enredo, até então desconhecidos do grande público, e que empolgam a multidão que vai assisti-las.


Homenagem aos 100 Anos de Emigração Japonesa para o Brasil

O Japão é representado no Folclore Brasileiro

- Que multidão é essa? Paulista não gosta de Carnaval! Além do mais, você estava no exterior. Como pode saber?


“Baianas japonesas” do Carnaval paulistano

O emblema oriental na forma de dragão

- Moro no bairro da Bela Vista e tive a oportunidade de acompanhar os ensaios, a seriedade e o profissionalismo dos dirigentes e dos apaixonados pela Escola local. Do meu terraço, acompanhei a silhueta das belíssimas morenas que desempenhavam o seu papel na esperança de brilhar no Sambódromo. Algo genuinamente brasileiro, belo e elegante!


Mãos habilidosas exculpem formas gigantescas

A metrópole como tema na avenida

- Você não me convence. Se pelo menos tivesse acompanhado os desfiles... Se é que alguém vai!

- Pois é, meu amigo! Voltei na terça-feira de noite e decidi assistir ao desfile das campeãs, que ocorreria na sexta-feira após o Carnaval. Inicialmente, fiquei satisfeito com a organização e com a segurança naquele momento. Estacionamos o carro tranqüilamente, obtivemos as informações que necessitávamos e acompanhamos, meu filho e eu, o mais belo espetáculo de São Paulo: o desfilar das Escolas de Samba campeãs.


Junções animais com a mente humana

O sofrimento brasileiro em representação artística

- Não é meio sem graça? Se formos comparar com o do Rio de Janeiro...


 Inocência e elegância numa profusão de idéias

O resgate da tradição através de uma escola de samba  

- Vejo que você, por suas limitações e provável preconceito, não soube ou não pôde usufruir do prazer estético causado pela imaginação, criatividade e bom gosto das Escolas participantes. Homenagearam-se os 100 Anos de Imigração Japonesa para o Brasil, abordou-se a vida difícil do paulistano, o drama de um incêndio na favela e a pujança da Grande São Paulo, entre outros temas autenticamente brasileiros, paulistas e paulistanos, desses que fazem parte do nosso cotidiano. E tudo feito com maestria, cores, luzes, movimentos, danças... 


A presença feminina japonesa no imaginário popular

Expressões artísticas no desejo de brilhar

Símbolo de sabedoria e educação: a coruja

- Tenho certeza de que o Sambódromo estava vazio...

- Ledo engano! Dezenas de milhares de pessoas vibraram com a volta das campeãs à pista de asfalto. Prometi a mim mesmo nunca mais deixar de assistir ao desfile das campeãs!

- Mas o julgamento é muito subjetivo. Você acha que a Vai-Vai merecia o título de campeã?


A imaginação popular em uma festa pagã
 

- Sem a menor sombra de dúvida! Todos foram extremamente competentes e realçaram o seu saber-fazer na beleza de suas manifestações. Porém, sem pestanejar, confirmo que a Vai-Vai arrasou. Que maravilha!!!

- Ok, vou te dar um voto de confiança. Acho que o ano que vem seguirei os seus conselhos e irei ao Sambódromo para descobrir o Carnaval de São Paulo.

- Já não é sem tempo! Há quantos anos você vive por aqui?

- Deixa pra lá... Trarei pra cá toda a minha galera de Varginha.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)