Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Pindamonhangaba precisa renascer!
30/09/2009

Religiosidade na capital da Mantiqueira

A exuberância da natureza

Detalhes e beleza dos imóveis

Amantes dos animais

- Quando surgiu Pindamonhangaba?

- Depende. 12 de agosto de 1672; 17 de maio de 1649; 22 de julho de 1643 ou 10 de julho de 1705.

- Nossa!!! Não entendi nada. Por que tanta incerteza?


A fé presente por todo o lado

- Porque há dúvidas quanto ao surgimento da cidade. Alguns historiadores citam os irmãos Leme como os primeiros responsáveis pela origem da localidade. Outros creditam ao Capitão João do Prado Montes como sendo o verdadeiro fundador de Pindamonhangaba ao receber a sesmaria assim denominada como doação. Há ainda quem considere a data de emancipação – 10 de julho de 1705 – como o dia oficial do aniversário da cidade.

- O que quer dizer Pindamonhangaba?


Maria Célia Camargo , coordenadora da Ocupação Cultural

- Pindá-monhang-aba; segundo dizem, é de origem tupi e a palavra se traduz como “local de fazer anzol”. Não se esqueça que por essa região desliza o elegante e caudaloso rio Paraíba do Sul. Portanto, a povoação de São José de Pindamonhangaba surgiu em 12 de agosto de 1672 e os responsáveis – fundadores – foram Antônio Bicudo Leme e Braz Esteves Leme.

- Ufa! Agora acho que você me confundiu de vez!!!

- Esqueçamos então a origem do nome Pindamonhangaba ou a data de surgimento da cidade paulista e busquemos entender o que ocorre em nossos dias por essa comunidade do Vale do Paraíba. Suas ruas estão áridas, urge o plantio de árvores por toda a malha urbana. Seus paralelepípedos foram afogados pela capa-negra – o asfalto de má qualidade – e o seu passado se desfaz com essa insensatez. A poluição visual se faz indevida e, de maneira indiscriminada e sem nenhum controle, macula o semblante de edifícios históricos onde postes de iluminação – no meio das calçadas – parecem buscar incomodar o caminho dos pedestres.


Área verde e música no parque

Bom exemplo de recuperação de patrimônio

Elegância da arquitetura de outrora

Falta de consciência polui o visual da cidade

- E os prédios modernos?

- São inexpressivos. Sua arquitetura pouco arrojada não tem nenhum compromisso estético com os elementos da terra, a cultura regional ou a história da cidade.


Myriam Alckmin , Vice-Prefeita e João Ribeiro, Prefeito

A sensação de paz na cidade

- Você afirma então que Pindamonhangaba está perdida, que não tem mais remédio o caos urbano, não é isso?

- Não. Não é não senhor. Se os seus habitantes despertarem; se a população sentir carinho pelo passado da cidade, ao orgulhar-se de sua antiga arquitetura, de sua alma, de seu ar bucólico de cidade pequena onde ainda é agradável de se viver...


Necessidade de cuidados com o visual

Personalidades de Pindamonhangaba

Desordem no visual urbano

- Você continua infantil ao desconhecer os seus compatriotas. Pindamonhangaba quer crescer. Quer ser cidade grande. Quer ter arranha-céus, largas avenidas, shopping-center, trânsito, movimentação...

- Pois esse é o pesadelo. Pindamonhangaba devia manter a sua vida tranqüila, saudável, evitando o crescimento desordenado que poderá torná-la inviável como Campinas, Bauru, Ribeirão Preto ou outra cidade paulista que foi descaracterizada por pura ignorância de seus gestores.

 


Religião e paz na zona rural

Urge a despoluição visual da cidade

- Salve Pindamonhangaba!

- Salvem!!!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)