Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Embu das Artes
28/09/2009

Mãos hábeis de artistas plásticos locais

Arte primitiva em momentos da vida brasileira

Corpus Christi e os tapetes coloridos

A agradável entrada do Centro Histórico de Embu das Artes

Muitos turistas frequentam o Centro Histórico

- Onde se encontra Embu das Artes?

- A agradável estância turística paulista encontra-se próximo à Capital, São Paulo, e é um local onde os paulistanos reencontram parte de sua trajetória, pois o seu bonito centro histórico surgiu no século 17 quando a aldeia foi criada pelos padres da Companhia de Jesus.


O passado histórico e arquitetônico inspira os artistas

- Todas as nossas cidades têm um rico passado, porém, infelizmente, boa parte delas acabou com os vestígios de seu início ao destruir o belo patrimônio arquitetônico que nelas existiam.


Antiquários e arte popular de todo o país

- M'Boy, Boy, Bohi, Bohu, Emboi, Alboy, Embohu, Embu, Embu das Artes. A denominação indígena explica o nome atual desta cidade, que acolhe milhares de visitantes que percorrem suas ruas de paralelepípedos, rodeadas de casarões antigos e de edificações seculares que comprovam a sua importância no contexto regional.


A Prefeitura tem organizado o turismo regional

- “Diz a lenda que o nome M'Boy – ‘cobra' em tupi-guarani – foi dado para homenagear um índio que salvara da morte o padre Belchior de Pontes, figura fundamental na história da aldeia. Pouco depois, o índio morreu picado e envolvido por uma grande serpente.” As informações que podemos obter sobre a origem da cidade nos leva a Fernão Dias Pais, que ofereceu sua fazenda aos jesuítas desde que observassem as condições de manter o culto ao Santo Crucifixo e que as festividades em homenagem a Nossa Senhora do Rosário continuassem ocorrendo na capela da fazenda. Os índios Guaranis eram então integrados a essa nova cultura religiosa que os transformava em cristãos.

 


O coreto na agradável Praça Central

Originalidade na decoração do banco de praça

- Me fascina compreender a evolução de nossas cidades. Hoje, Embu das Artes é um centro onde se reúnem artistas plásticos, artesãos, antiquários, cantores e pessoas que amam a natureza e contribuem para salvar aspectos relevantes de nossa cultura. Embu acolhe também artistas de países latino-americanos que habilmente expõem suas criações na feira de artesanato que ocorre nos finais de semana.


Embu, uma atração paulista

Turismo religioso no Embu das Artes

- No último dia 11 de junho assisti às comemorações que acontecem no dia de Corpus Christi. Impressionou-me a exposição de tapetes nas ruas e que foi preparada pelos habitantes a fim de embelezar a procissão que inicia na paróquia central Nossa Senhora do Rosário.


O rico passado histórico da cidade colonial

Lojas de artesanato brasileiro

- Eu adoro Embu das Artes! É um repouso encontrar-me no Centro Histórico onde admiro o Conjunto Nossa Senhora do Rosário, aprecio o acervo do Museu de Arte Sacra, faço pequenas compras nas lojas de antiguidades e ainda almoço em um dos inúmeros restaurantes charmosos que existem na cidade.


Peças representativas do imaginário popular

Objetos de decoração provenientes de todo o País

- E tudo isso, a apenas 23 quilômetros do centro de São Paulo, não é mesmo?

- Exatamente! Ou seja: é um belo e agradável passeio bem pertinho da gente!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)