Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Dicas para a ceia de Natal
12/12/2012

Alguns alimentos típicos do fim de ano como: peru, lombo, panetone, nozes, frutas secas e doces elaborados, são consumidos em excesso e acabam sendo responsáveis pela culpa e frustração nos dias seguintes.

Para quem quer manter o peso é possível manter a linha com as delícias da ceia, basta saber escolher e respeitar quantidades.

Procure fazer os pratos assados, grelhados ou cozidos.

Utilize temperos mais naturais como alho, cebola , noz moscada , pimenta e ervas aromáticas, como salsinha, alecrim, manjericão... e dê preferência ao azeite extra virgem, ao invés de manteiga ou margarina.

Aproveite as frutas da época e prepare sobremesas mais saudáveis. Exemplos: ameixa, cereja, uva, manga, pêssego entre outras.

A mistura do azedo com o doce é uma ótima opção.Exemplo: Arroz com uva passa, maionese com maçã, salpicão com abacaxi, são pratos que se tornaram tradição nestas festas de fim de ano.

Você ainda pode fazer combinações agridoces com a carne (lombo, ave fiesta , peru, entre outros) acompanhada de molho preparado com fruta por exemplo: ave ao molho de goiaba ou de laranja, fica uma delícia!

O panetone possui frutas secas que são fontes de nutrientes. A massa por si só já é mais gordurosa, mas pode ser consumido em pequena quantidade. Para quem não quer ganhar peso, evite as opções com chocolate, mousse de chocolate e outros tipos bastante calóricos. Se possível, escolha as opções ligh ou coma um pedaço pequeno.

Já o pernil Suíno é fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Mas é também bastante calórico e possui quantidade considerável de gordura. Por isso, prefira os cortes mais magro como o lombo, por exemplo .

As nozes, castanhas, avelã, pistache e amêndoa ...são ricas em selênio, magnésio e possui a gordura do bem, mas em compensação, o valor calórico é elevado, mas isso não é motivo para deixar de comer. Apenas evite os exageros.

O vinho tinto é rico em compostos fenólicos que são antioxidantes e evitam doenças.

Em compensação o vinho possui alto valor calórico e baixo valor nutritivo. O excesso é prejudicial. Por isso beba com moderação.

Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde!

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)