Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Vamos comer mais peixe
13/03/2013
Para melhorar ainda mais a qualidade da alimentação, recomendamos comer peixe pelo menos 02 vezes na semana, para aumentar a ingestão de gorduras do bem e diminuir as do mal, além do peixe ser uma delícia, a carne é leve , saborosa e de fácil digestão.

Os peixes possuem proteínas de alta qualidade e com valor nutritivo ligeiramente superior ao das outras carnes.

Os peixes de carne clara como bacalhau, pescada, carpa, dourado, linguado, badejo apresentam menor quantidade de gordura que os de carne escura como, por exemplo, salmão, atum, sardinha, cavala, arenque...

A gordura predominante nos peixes é a do tipo poliinsaturada diferentemente das carnes vermelhas, as quais contêm uma alta quantidade de gordura saturada, aquela gordura que faz mal para a saúde que se consumido em grandes quantidades aumenta as taxas de colesterol além de causar outros prejuízos para a saúde .

O Ômega 3 é um tipo de gordura do bem que traz grandes benefícios ao nosso corpo como: redução da pressão arterial, diminuição da inflamação , além de diminuir as taxas de triglicérides e do colesterol total no sangue e outros benefícios. Claro que para manter todas essas vantagens, o peixe não pode ser frito ou empanado.

O ômega 3 está presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como atum, mesmo o de lata conservado ao “natural” e não em óleo , arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces também apresentam ômega 3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.

Os peixes apresentam boas concentrações de vitaminas como A, E e, principalmente, D, e também possui vários tipos de minerais como : potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo entre outros

Sugestão de preparo: assado, ensopado, cozido, grelhado e até mesmo cru ( mas esse tem que tomar mais cuidado quanto a origem do peixe e as condições higiênicas do fornecedor)

Diante dessas vantagens, vamos aumentar o consumo de peixe, não só na semana santa , mas o ano inteiro?

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)