Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Bactérias do bem
20/01/2012
Elas são essenciais ao bom funcionamento do corpo porque normalizam a digestão, produzem as vitaminas do complexo B, previnem doenças e, principalmente, reforçam as defesas naturais do corpo. Por isso são chamadas de Bactérias do bem

O acúmulo de trabalho, a má alimentação, as dietas restritivas, principalmente a baixa ingestão de fibras, além de atividade física em excesso, são fatores típicos que podem destruir as chamadas 'bactérias do bem', presentes no corpo. O problema é que a eliminação dessas bactérias provoca um desequilíbrio na flora intestinal e diminui a capacidade do sistema imunológico. Uma maneira natural de garantir a saúde estável é ingerir alimentos ou suplementos, chamados probióticos, ou seja, microrganismos vivos. Eles estão presentes na alimentação e fazem um bem danado à saúde.

Encontrados em iogurtes e leites fermentados, eles utilizam a lactase - uma enzima do leite animal - que possibilita a transformação do açúcar do leite em ácido láctico, um carboidrato mais simples, que é melhor absorvido pelo corpo.

A ação funcional dos chamados lactobacilos vivos é que eles defendem o nosso intestino, evitando que as bactérias nocivas penetrem. Por isso, protegem o intestino das mais variadas doenças.

O iogurte é um alimento funcional, por ser muito saudável. Porém, as bactérias presentes na bebida não se multiplicam sozinhas. Quando chegam ao intestino, elas proliferam e competem com as demais, disputando o contato com a mucosa intestinal. Assim, vencendo a competição, elas ativam o sistema imunológico, através da produção de substâncias que aumentam a resistência às doenças, impedindo a entrada de microrganismos doentes. No entanto, deve haver uma reposição diária, bastando para isso uma pequena porção, que pode ser um pote de iogurte ou uma embalagem de leite fermentado.

Faça você mesmo o seu probiótico !

Para fabricar o alimento probiótico em casa, basta colocar um litro de leite morno em uma jarra e acrescentar uma colher de sopa de iogurte natural. Misture bem, cubra com um pano e deixe agir por 12 horas fora da geladeira. No dia seguinte, você terá um iogurte puro. Como o lactobacilo transforma a lactose em ácido láctico, isso faz com que até as pessoas alérgicas ao leite, possam consumir um pote da bebida por dia, tranqüilamente, que não causará nenhum problema.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)