Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Dieta sem glúten
19/07/2010
O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio. Portanto, presente em vários alimentos muito consumidos pelo brasileiro como: pães, macarrão, cerrveja, bolos, etc.

A nova sensação do momento para conquistar um corpo mais magro e ter mais disposição é a dieta sem glúten, que “promete” eliminar os quilos extras excluindo da alimentação todo alimento que contenha glúten em sua composição.

No entanto, não há nada que comprove que tirando o glúten da alimentação você elimina peso.

Na verdade, como o glúten está presente na maioria dos alimentos como pizza, biscoitos, massas e pães, excluindo esses alimentos da sua dieta, como conseqüência acabará consumindo menos calorias e poderá eliminar peso.

Mas essa redução de peso não se deve a restrição do glúten e sim a exclusão de diversos alimentos da sua alimentação.

O único motivo que pode levar a pessoa a excluir o glúten de sua alimentação é ser portador da Doença Celíaca. Somente para os celíacos o glúten pode ser considerado ruim, pois essas pessoas tem hipersensibilidade e quando consumido, interfere no intestino.

Essa interferência causa uma inflamação que impede a absorção de vitaminas, minerais, além de sintomas como diarréia crônica, vômito, falta de apetite e distensão abdominal.

As pessoas portadoras da doença podem identificar os alimentos que contém glúten através do rótulo das embalagens onde é obrigatório ter a informação “ contém glúten” e consultar sempre um médico e um nutricionista.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)