Um levantamento realizado pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV), por meio da plataforma Associações do Futuro e com base em informações da Receita Federal, mostrou que Varginha teve, em média, 11 empresas abertas por dia no último trimestre.
Segundo o estudo, durante os últimos 12 meses na cidade, 3.825 empresas foram abertas e 2.895 encerradas, resultando em um saldo positivo de 930 novos CNPJs ativos. Somente entre os meses de junho, julho e agosto de 2025, foram 1.050 aberturas e 677 fechamentos, o que representa um saldo positivo de 373 novas empresas no trimestre. A maioria das novas empresas é formada por Microempreendedores Individuais (MEIs), seguidos por Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).
Para o presidente da ACIV, André Yuki, o cenário positivo é resultado de uma combinação entre a resiliência dos empresários e o trabalho contínuo da entidade em prol da capacitação e do desenvolvimento do setor.
“Nosso objetivo é oferecer conhecimento e oportunidades para que o empresário de Varginha possa crescer e se adaptar às novas demandas do mercado. Acreditamos que o desenvolvimento econômico passa pela capacitação, pela inovação e pela troca de experiências”, destaca Yuki.
Conforme a Associação, desde janeiro de 2024, a atual diretoria da ACIV intensificou as iniciativas de fortalecimento empresarial. Entre as ações, destacam-se os Seminários Análise de Cenários sobre temas como recrutamento e tendências, e a realização de palestras com especialistas nacionais, incluindo o gerente comercial da Shein no Brasil e uma especialista em Inteligência Artificial (em parceria com o ACIV Mulher). A entidade também promoveu debates sobre a reforma tributária.
Programas com o ACIV Jovem Empreendedor, em parceria com o Grupo Unis, que capacita jovens de escolas públicas para o mercado de trabalho; campanhas promocionais e eventos como o Varginha Fashion Day e o Café com Tudo; além de pesquisas de intenção de compra e satisfação para orientar estratégias e incentivo ao turismo, são destaques durante a nova gestão da ACIV.
André Yuki conclui que o crescimento empresarial reflete um momento de confiança em Varginha e reforça o compromisso de manter o ambiente favorável aos negócios.