A Polícia Federal (PF) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) realizaram nesta sexta-feira (03/10) uma fiscalização em uma empresa de bebidas no município de Poços de Caldas, no sul de Minas. A ação faz parte de uma nova etapa de operações focadas em indústrias de bebidas, motivada por uma série de casos de intoxicação por metanol entre consumidores de destilados, com o objetivo de investigar suspeitas de adulteração. O nome do local fiscalizado não foi divulgado.
A operação não se restringiu a Minas Gerais, ocorrendo simultaneamente na região de Campinas (SP) e nas cidades de Chapecó e Joinville, em Santa Catarina.
Durante a fiscalização em Poços de Caldas, foram coletadas amostras dos produtos fabricados e armazenados. Este material será encaminhado a laboratórios para a realização de análise químico-sanitária.
O foco das verificações é identificar a conformidade dos insumos utilizados, a possível presença de substâncias proibidas ou em concentrações acima dos limites legais, e avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação das bebidas.