Varginha se tornou o primeiro município de Minas Gerais e o décimo no Brasil a receber o "Selo Caixa Gestão Sustentável". A certificação foi entregue ao prefeito Leonardo Ciacci e sua equipe por representantes da Caixa Econômica Federal em uma cerimônia realizada na prefeitura na última quinta-feira (03/07). O reconhecimento destaca as boas práticas da administração municipal nas áreas Ambiental, Social, Governança e Climática (ESG).
A iniciativa da Caixa visa valorizar os municípios que aplicam soluções eficientes de gestão com transparência e sustentabilidade, avaliando 21 indicadores diferentes. O objetivo do selo é incentivar a administração responsável dos recursos, a melhoria da qualidade de vida da população e a otimização do uso de recursos naturais. O reconhecimento se baseia no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades-Brasil, que mede o progresso dos municípios em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Durante a entrega, o prefeito Leonardo Ciacci comemorou o resultado, atribuindo a conquista aos investimentos realizados pela administração. “Graças ao trabalho desenvolvido em diversas áreas, a exemplo do parque de iluminação pública de LED, implantação de usinas fotovoltaicas, educação de qualidade, saúde e bem-estar, e sustentabilidade, Varginha ocupou o primeiro lugar em Minas Gerais e o 10º no Brasil, motivo que muito nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo”, destacou Ciacci.
O encontro contou com a presença de autoridades da Caixa Econômica Federal, incluindo o Superintendente Regional do Sul de Minas, José Antônio da Silva, e o Gerente Geral da agência de Varginha, Paulo Henrique da Silva. Pela prefeitura, participaram os secretários de Planejamento Urbano, Ronaldo Gomes de Lima Júnior; de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães Ferreira; e da Fazenda, Wadson Camargo, além da assessora de Assuntos Governamentais, Auriene Barbosa.