Notícias | Cidades

Artista plástica varginhense, Dani Werneck se destaca com murais feitos em várias cidades do Sul de Minas

Vinícius Ramos / Varginha Online | 06/10/2023 - 10:25:07
Autodidata, Dani Werneck tem murais em várias cidades do Sul de Minas. (Foto: Arquivo Pessoal)


São várias as artes assinadas por Dani Werneck em Varginha (MG). São murais em diversos pontos estratégicos e comerciais da cidade-natal da artista plástica autodidata, de 31 anos. Tudo o que se vê chama a atenção pela beleza e também pelo capricho.
Ao muralismo, já são quatro anos de dedicação total. Com emoção, Dani se lembra dos primeiros desenhos feitos ainda na infância, que serviram de pontapé inicial na trajetória que a fez chegar onde está hoje: uma artista consolidada e reconhecida. 
''Depois que eu cresci eu vi que tinha esse dom, [...]. Antes de trabalhar com isso, eu já fazia alguns desenhos por encomenda, mas nada muito profissional. Desde quando eu pintei meu primeiro mural eu vi que era isso que eu queria'', disse a artista.

Assista a entrevista!

Evolução na carreira

Filha de pai artista, Dani Werneck começou a desenhar ainda aos cinco anos de idade. No quarto da casa onde foi criada, no bairro Parque Ileana, em Varginha, as bonecas davam lugar aos lápis, às tintas e às pilhas de folhas e quadros.
A confirmação de que o que ela tinha era mesmo um dom veio na adolescência. Já focada e sabendo que aquilo poderia sim ser um trabalho, aos 13 anos Dani começou a vender desenhos realistas para pessoas que se surpreendiam com a capacidade dela.
Em 2019, ela decidiu tomar uma decisão e tanta: deixar o emprego formal de seis anos para se dedicar totalmente à arte. Foi nesse tempo que vieram os primeiros grafites e os primeiros murais de grande dimensões. Para Dani, o que ela registra nas paredes são sonhos.
''Hoje em dia o meu método de trabalho é fazer o desenho, o sonho do cliente, sair do papel. Antes disso a gente tem uma conversa, elabora tudo certinho. A maioria das vezes eu faço o desenho no olho'', explicou.

Assinaturas na Lost Club

Aos poucos a notoriedade foi chegando. Hoje, Dani coleciona artes feitas em outras cidades da região, como Poços de Caldas, Boa Esperança e Três Corações. Em 2020, a varginhense pôde deixar a própria marca no bairro do Morumbi, um dos mais nobres de São Paulo (SP).
O trabalho mais recente de Dani Werneck foi na Lost Club, boate recém inaugurada em Varginha. As referências à fauna e à flora, propostas pelos proprietários, logo se tornaram desenhos realistas nas mãos da artista.
Ao todo, são mais de 150 metros quadrados pintados no estabelecimento. O que mais chama a atenção é que os desenhos foram feitos com detalhes em neon, que dão a sensação de um efeito 3D a olho nu. Os traços e as cores são vibrantes.
''É o meu trabalho mais recente, que fiz agora, e é um dos trabalhos mais incríveis. O maior até hoje, onde eu pude trabalhar um pouco da fauna e da flora, bem diversificado'', enaltece Dani Werneck.

Mural "3D" foi atração durante a inauguração da Lost Club. Foto: @faynescalioni/Lost Produções

Personagem de documentário internacional

Dani já foi tema principal de diversas outras reportagens. Em 2019, enquanto fazia uma mural em um dos blocos da Cidade Universitário do Grupo Unis, ela foi convidada para ser personagem de um documentário feito por um grupo de jornalistas chilenos.
O material foi apresentado durante um congresso em uma universidade de Santiago, capital do Chile. Evidenciada, a história da varginhense ultrapassou fronteiras e foi relatada a 3 mil quilômetros de distância de Varginha.
''Gratidão é a palavra que vou usar pra descrever a experiência que tive, de culturas, de sabedoria, sonhos e profissionalismo, [...]. Fiz um pequeno documentário para a equipe de jornalismo apresentar no Chile'', disse a artista em publicação na época.

''Não desista nunca'', é a mensagem

Olhando para trás, Dani pode enxergar cada um dos desafios que enfrentou e cada uma das barreiras que precisou passar. O sentimento de orgulho próprio é o que resplandece na artista. A mensagem que ela busca passar é: “nunca desistir dos sonhos”.
''Eu sou uma artista preta, mulher e consegui. Estou aprendendo cada dia mais. Acho que se a gente tiver humildade e perseverança, correr atrás mesmo a gente consegue sim. Não desista. Não desista nunca!'', finalizou a artista plástica.

''Um dos trabalhos mais incríveis'', diz Dani Werneck sobre artes na Lost Club. Foto: Arquivo Pessoal
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)