A lei que institui o “Dia do ET de Varginha” foi sancionada pelo Prefeito Vérdi Melo. A lei é de autoria do vereador Rodrigo Silva Naves. De acordo com a lei, o dia será celebrado anualmente em 20 de janeiro, para relembrar o famoso caso que aconteceu neste mesmo dia, em 1996.
Segundo o vereador Rodrigo Naves, a criação do "Dia do E.T. de Varginha" no calendário oficial de eventos do município, é uma forma de homenagear esse acontecimento, valorizando a história e a cultura da cidade.
"A celebração poderá estimular o turismo na cidade, atraindo visitantes interessados em conhecer a história por trás do caso e participar das atividades comemorativas. Além disso, a criação do dia também pode ser uma forma de estimular a curiosidade e o interesse dos jovens estudantes sobre a história local", justificou.
A Lei estabelece que durante a data, poderão ser realizadas atividades comemorativas, como palestras, exposições, debates, concursos, shows, a serem organizadas pelos órgãos competentes do município, em parceria com entidades privadas. A lei ainda estabelece que as despesas serão por conta de orçamentos próprios, ou se necessário suplementadas.
Ainda segundo o vereador, o turismo é fundamental na economia da cidade e pode movimentar na geração de empregos, impostos municipais, investimentos em iniciativas locais, responsabilidade social, e fortalecimento da economia local.
Caso ET de Varginha
Em janeiro de 1996, três meninas afirmaram ter avistado um ser estranho, de olhos vermelhos, pele marrom e protuberância na cabeça em um terreno baldio no bairro Jardim Andere, em Varginha. Outro relato é de uma suposta captura do extraterrestre por um policial militar, que teria morrido dias depois com uma infecção generalizada por uma substância não identificada.
Além disso, há alguns relatos de avistamento de objetos voadores não identificados no mesmo dia pela cidade. O caso ganhou repercussão mundial e a cidade ganhou diversas visitas de ufólogos e pesquisadores. Mesmo o caso sendo desmentido oficialmente pelo Exército, ainda há muitos mistérios e Varginha continua sendo famosa pela aparição.
Projetos sobre o caso

Equipe do diretor norte-americano James Fox durante gravação do documentário no terreno onde foi visto o ET de Varginha. Foto: Divulgação.
Livro e Documentário
Monumentos

Varginha conta com diversos monumentos que fazem referência ao ET. Uma delas é o reservatório de água em forma de nave do ET, no Centro da cidade; O
Memorial do ET que também é em formato de nave e possui toda a história sobre o caso, além de um Planetário; Várias estátuas espalhadas pelas praças da cidade; e pontos de ônibus em formato de nave.