O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) publicou, nesta quarta-feira (26), uma portaria estabelecendo normas para o credenciamento de empresas terceirizadas para prestação dos serviços de vistoria de identificação veicular. O objetivo é modernizar, ampliar e dar mais agilidade ao serviço de vistoria veicular.
Os requerimentos de credenciamento poderão ser realizados a partir do dia 9 de janeiro de 2023, por meio do Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), ficando aberto permanentemente.
As empresas serão responsáveis pela identificação veicular que é realizada, por exemplo, nos casos de transferência de propriedade e alteração de endereço, além de outros casos previstos em normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Foto: Detran / Divulgação
De acordo com o diretor do Detran, delegado-geral Eurico da Cunha Neto, a terceirização das vistorias de identificação veicular, vai ampliar a força de trabalho no campo da investigação criminal através da retirada de policiais civis destas atividades.
“Esperamos abranger um maior número de municípios, evitando, assim, que o cidadão faça grandes deslocamentos. A abertura de novas empresas também é um meio de fomentar a geração de empregos em diversas localidades do estado”, conclui.
Enquanto não houver empresas credenciadas para o serviço, o Detran-MG continuará responsável pelas vistorias veiculares.