Notícias | Geral
Patrus Transportes entrega mais uma casa pelo projeto 'Um Dia IMAP para Reformar'
Com assessoria | 27/12/2021 - 20:06:12
(Foto: Divulgação)

Iniciativa já beneficiou 13 famílias da empresa em diferentes regiões do país, com um investimento total de R$ 340 mil

Empresas do Brasil e do mundo tem se debruçado sobre questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Abordagens que atualmente ocupam cada vez mais espaço na pauta econômica global. No entanto, essa é uma política que está intimamente ligada a trajetória da Patrus Transportes, desde a sua criação, há quase 50 anos.
Mais do que acompanhar uma tendência, a empresa, especializada no transporte rodoviário de carga fracionada, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), busca iniciativas que vão além desse conceito.
Um exemplo disso é que a Patrus Transportes acaba de entregar a 13ª casa pelo projeto ‘Um Dia IMAP para Reformar’, uma ação que teve início em 2009 e foi reformulada em 2019 com o objetivo de realizar obras de infraestrutura e ampliação nas casas de colaboradores da companhia – em todo o país -, que tenham renda familiar de até três salários mínimos.
Também são critérios para a inscrição: possuir a documentação do imóvel - que deve estar localizado em um lugar seguro -, e o colaborador ter pelo menos seis meses na empresa.  Os critérios possuem notas diferentes que permitem a classificação por pontos. Além do edital interno, uma comissão julgadora analisa e confirma se a residência cumpre os requisitos. Na sequência, a Patrus contrata a execução da obra e assume todos os custos. Atualmente a empresa tem mais de três mil colaboradores, em 85 filiais, em 10 estados do país.
UMA NOVA REALIDADE - O auxiliar de transportes Evandro Matheus da Silva tem 24 anos de trabalho dedicados à Patrus Transportes. Morador do bairro Icaivera, em Betim, ele foi o contemplado da edição mais recente, entregue nesta quinta-feira (23/12). Uma iniciativa que vai transformar completamente a qualidade de vida dele, da esposa (Teresinha) e da filha, Fernanda Vaz, que foi jovem aprendiz na Patrus e a responsável pela inscrição da residência da família no projeto.
A Gerente de Manutenção Predial na Patrus Transportes, Fernanda Sampaio, que é engenheira civil e voluntária nessa ação, contou que, embora o projeto seja voltado para uma reforma, a situação encontrada na residência era tão delicada que exigiu a demolição e a reconstrução total do imóvel.
“A casa do Evandro teve que ser demolida e reconstruída, pois a estrutura estava com risco de desabamento. Além de todos os cômodos reconstruídos, fizemos os pilares de sustentação, o alicerce e a fundação adequada. O imóvel não aguentava uma obra e por isso teve que ser demolido para começarmos do zero”, explicou Fernanda.  
Ainda de acordo com a engenheira, a residência também não possuía revestimento. Já no novo imóvel foi instalado piso nos quartos, sala, cozinha, banheiro e na área de serviço. A casa ainda ganhou um espaço para lazer e uma varanda. Além disso, a cozinha e os quartos foram ampliados.
Para Evandro, o melhor e mais inesperado presente de Natal que a família poderia receber. “Fiquei muito emocionado ao entrar na minha casa nova e ver o quanto ela está linda. Posso dizer, sem dúvida, que a Patrus e o IMAP transformaram a minha vida e da minha família”, resumiu o auxiliar de transportes.
MULTIPLICANDO BOAS AÇÕES – O projeto ‘Um Dia IMAP para Reformar’ é apenas uma das ações do Instituto Marum Patrus (IMAP), braço social da Patrus Transportes, criado em 2008. Com a casa entregue neste mês, beneficiando a 13ª família, a empresa alcançou um investimento de R$ 340 mil, desde o redesenho dessa ação, em 2019.
Naquele ano, foram reformadas casas em São Joaquim de Bicas (MG), Campinas (SP), Guarulhos (SP), em Salvador (BA), Itabuna (BA) e em Sete Lagoas (MG). No ano seguinte (2020) foram reformadas três casas: duas em Juiz de Fora (MG) e uma em Uberlândia (MG).
Já em 2021, além da casa entregue neste mês, em Betim (MG), houve reformas em Feira de Santana (BA); Salvador (BA) e em Itabuna (BA). Nos primeiros meses de 2022 serão entregues casas em Novo Hamburgo (RS), Manhuaçu (MG) e Uberaba (MG).
A gestora do IMAP, Olga Mendes, reforça que, além de incentivar o voluntariado, o projeto tem o objetivo de dignificar a vida de colaboradores e seus familiares. “Acreditamos e investimos nessa ação porque vai muito além de exercer o pilar o social do ESG. Estamos proporcionando melhores condições de vida para trabalhadores que não poderiam executar essas melhorias. É uma iniciativa que fomenta o voluntariado, criando uma rede de solidariedade entre nossas equipes e as comunidades no entorno”, conclui.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias

Comente a Notícia!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Página Principal | Notícias | Entretenimento
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)