Notícias | Entretenimento

Estação Cultura marca retomada dos eventos presenciais realizados pela Fundação Cultural de Varginha

Com assessoria | 20/12/2021 - 17:16:31
Diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, e algumas artesãs participantes (Foto: Divulgação)

A Fundação Cultural de Varginha realizou nos dias 15, 16 e 17 de dezembro o Estação Cultura, primeiro evento presencial desde março de 2020, quando as atividades culturais foram interrompidas devido à pandemia da Covid-19.

A Estação Ferroviária de Varginha, decorada em clima natalino, foi tomada por artesãos, escritores e músicos que puderam novamente mostrar seus trabalhos ao público. Foram seguidas todas as orientações da Vigilância Sanitária no combate ao coronavírus.
Em seu discurso de abertura, o vice-prefeito Leonardo Ciacci destacou que “a cultura de Varginha é muito diversificada e muito rica. Trago aqui a mensagem de valorização de nossos artistas, que nos engrandecem e nos enriquecem com seu talento. A nossa administração não medirá esforços para que possamos incentivar a cada um dos profissionais do setor”. “Que tenhamos um Natal abençoado e um próximo ano repleto de conquistas e realizações. Recebam o nosso abraço, o meu e do prefeito Vérdi”, finalizou Leonardo Ciacci.
De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, “com a realização do Estação Cultura, retomamos os eventos presenciais que voltarão a ser realizados em 2022 no Theatro Capitólio, na Estação Ferroviária, no Museu Municipal, na Praça do ET e na Concha Acústica. Foi um momento de reencontro entre os artistas, artesãos e escritores que ficaram nestes quase dois anos sem as atividades tradicionais que estão no calendário cultural de Varginha”.

Foto: Alguns escritores que participaram do Estação Cultura
As apresentações musicais trouxeram estilos bastante variados e destacaram talentos do Conservatório Estadual de Música de Varginha. O Coral Encantarte e os músicos Jeferson Bertoldo, Juliano Marangão e Maxwel Boareto fizeram suas apresentações com músicas de Natal na abertura do evento. Millena Castro e Douglas Rosa do A Little Concert tocaram Pop Rock; Hudson Lebourg cantou músicas cristãs; os professores Marcos Bichara e Luciano Ferreira executaram músicas ao saxofone e violão; o grupo Floreio de Minas animou com muita MPB e Samba; o grupo de Choro Cochichando com Chorinho e Samba; Jaqueline Nicolau com MPB e Pop Rock; e a Camerata de Viola Caipira tocou os clássicos da música sertaneja.
A venda de artesanato foi feita por 14 artesãs da Associação Varginhense de Economia Criativa (AVEC), da Associação de Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart) e da Associação dos Aposentados (AAPIVR). Cerca de 25 escritores de Varginha e de outras cidades da região, que compõem a Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (Apesul), fizeram a divulgação e venda de suas obras durante os três dias do evento, além de bater um papo com um público sobre os livros e literatura. Além disso, a Biblioteca Pública de Varginha promoveu uma feira de troca de livros. O ilustrador Ender, autor da logo do evento, foi convidado para fazer caricaturas do público.
O Estação Cultura contou com apoio do Conservatório Estadual de Música de Varginha, da Apesul, da AAPIVR, da Assoart, da AVEC, da Associação Artística Viva Cultura, da Associação Comercial de Varginha e da Fundação Pró-Café.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)