Notícias | Geral

Prefeitura de Varginha notifica Cemig pedindo a retirada de cabos inutilizados dos postes

Da redação | 29/11/2021 - 16:44:47
(Foto: Márcio Borges / Varginha Online)

A prefeitura de Varginha notificou a Cemig para que tome providências urgentes a fim de determinar que as empresas que utilizam os postes de energia elétrica no município como suportes de seus cabeamentos, tomem as providências necessárias para retirar a fiação em desuso, bem como consertar e harmonizar a instalação daqueles cabos que estão causando poluição na paisagem urbanística, além riscos à população.

De acordo com a Prefeitura, a decisão foi tomada após fiscalização em ruas e avenidas na cidade, onde foi identificada acentuada desordem nos fios instalados nos postes de energia elétrica, causando poluição visual e trazendo riscos à população em virtude dos fios soltos nos vãos entre os postes. 
“Ocorre que a desordem na instalação dos fios causa dificuldade de instalação e ajustes em suportes de sustentação (braços) de iluminação pública na faixa de ocupação legal, estando em total desacordo com a Resolução Normativa nº. 792/2017 da ANEEL, o que impacta na prestação de serviços públicos e o aumento de custos à Administração Pública”, explicou o Prefeito Vérdi Melo.
A notificação foi postada no dia 25 de novembro, e a partir de 30 dias contados da data do recebimento da notificação, a Cemig deverá encaminhar ao Poder Executivo Municipal relatório das notificações realizadas, bem como comprovante de recebimento por parte das empresas notificadas, na forma do art. 4º da Lei Municipal nº. 6.718/2020, além de relatório completo sobre as providências que foram tomadas para a regularização da situação.
O não atendimento da notificação, de acordo com Procurador- Geral do Município, Evandro  Santos, ocasionará a aplicação de multa com base no art. 6º da Lei Municipal nº. 6.718/2020, além de ação judicial de obrigação de fazer, com os eventuais ônus de sucumbência, sem escapar ainda da representação ao Ministério Público para a promoção de eventual ação penal contra os responsáveis por causar risco a segurança da população e prejuízos ao Município de Varginha.
Em julho de 2021 o Projeto de Lei do Vereador Dudu Ottoni, que prevê que a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica seja obrigada a realizar o alinhamento dos fios utilizados e a retirada dos fios não utilizados nos postes existentes no município de Varginha foi aprovado em primeira e segunda votação na Câmara.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)