Na sua primeira oração dominical como pontífice, o Papa Leão XIV fez um apelo urgente por uma paz justa e duradoura na Ucrânia e um cessar-fogo imediato em Gaza. O líder religioso também exigiu a libertação de reféns e o envio de ajuda humanitária às áreas afetadas pelos conflitos.
Recordando o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, Leão XIV ecoou as palavras do Papa Francisco, denunciando a proliferação de conflitos globais e descrevendo a situação como uma "terceira guerra mundial em pedaços". Da sacada da Basílica de São Pedro, ele exclamou: "Nunca mais guerra!".
Além de abordar os conflitos internacionais, o Papa Leão XIV aproveitou a ocasião para celebrar o Dia das Mães, desejando um feliz dia a todas as mães, "incluindo aquelas que estão no céu". Esta foi a primeira vez que o pontífice retornou à sacada desde sua eleição na quinta-feira, marcando um momento significativo, já que ele é o primeiro papa dos Estados Unidos.
Mais cedo no domingo, Leão XIV celebrou uma missa privada nas grutas sob a Basílica de São Pedro, próximo ao túmulo de São Pedro, com o superior de sua ordem agostiniana, o Rev. Alejandro Moral Anton. As grutas são um local tradicional de sepultamento do apóstolo, considerado o primeiro papa.
Este apelo do Papa Leão XIV ressalta a preocupação da Igreja Católica com os conflitos em curso e sua busca por soluções pacíficas e humanitárias.