Esta semana está sendo marcada pela presença de grandes áreas de instabilidade sobre o Brasil. Estas nuvens carregadas estão se formando em todas as regiões do país nos últimos dias e já provocaram grandes volumes de chuva, inclusive no Sul de Minas.
Nesta quarta-feira quase todo país tem grande disponibilidade de umidade e de calor, ingredientes fundamentais para a formação das grandes nuvens que provocam a chuva forte e volumosa. As rajadas de vento mais intensas podem variar entre 60 e 90 km/h.
O tempo fica mais instável sobre o Brasil nesta quarta-feira, 18 de novembro. O risco de temporais é ainda maior do que nos últimos dois dias. Segundo o site ClimaTempo, "a chuva vai cair forte e volumosa, com grande potencial para transtornos especialmente nos centros urbanos", afirmou. Alerta para temporais ocasionais nas outras áreas do estado do Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais.
A Climatempo alerta para o risco de queda de árvore e destelhamento de imóveis durante os temporais com ventania e para o potencial de alagamentos, transbordamento de córregos e rios e deslizamento de terra e queda de barreira em áreas de encosta por conta da chuva persistente e volumosa. "Este alerta é válido até 23h59 de quinta-feira (19) e pode ser renovado ou encerrado a qualquer momento", afirmou o site.
Varginha
A terça-feira (17) em Varginha foi de algumas pancadas de chuvas fortes, acompanhadas de muitos ventos. Porém, os estragos que foram causados na região por granizo e vendavais não foram registrados em Varginha.
Nesta quarta-feira (18), os termômetros ficam entre 18°C e 26°C, com intensidade fraca de ventos. O dia amanheceu nublado, e deve permanecer assim durante o dia, com pancadas de chuva e trovoadas preparadas em alguns momentos.
Já na quinta-feira (19), os termômetros caem mais um pouco e não ultrapassam os 24°C, com mínima de 15°C. O céu ficará encoberto durante todo o dia, com pancadas de chuvas de manhã e chuvisco a tarde. A umidade relativa do ar ficará entre 65% e 100%.
O final de semana começa com muitas nuvens e com possibilidade de chuva isolada. Os termômetros seguem mais baixos na sexta-feira (20), quando a máxima não deve passar dos 24°C, mas volta a aumentar no domingo (22), que tem máxima prevista de 29°C, mas mínima de 15°C.