Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
Pouso Alegre inova com Natal Ecológico
13/12/2005

Montagem da decoração, ao fundo a Catedral de Pouso Alegre

- Fiquei impressionado com o que você me contou sobre a decoração de Natal em Pouso Alegre. Qual é o nome do projeto? Quem o idealizou?

- A minha tia Vera, pessoa adorável que tem colaborado para tornar a festa um presente à Comunidade e ao mesmo tempo os convida a conscientizar-se sobre a coleta do lixo urbano, um problema sério que assusta o planeta pela falta de consciência ao dispormos dos bens naturais que nos são oferecidos pela mãezona Terra.

- Qual é o nome do projeto?

- Deveria chamar-se inicialmente "Lixo, Brilho e Beleza", depois optaram por "Natal, Brilho e Beleza".

- Quem o idealizou? Conte-me a historinha...


Criatividade nos pequenos detalhes

- Tia Vera foi para Gramado, no Rio Grande do Sul, viu a decoração nas ruas da cidade e ficou encantada. Resolveu então procurar a Secretaria de Turismo local para saber quem era o responsável pelo evento.

- Quem era? Nelci, uma artista plástica foi quem cuidou da decoração. Tia Vera entrou em contato com ela e programaram a futura visita a Pouso Alegre. Inicialmente a Associação Comercial da cidade não entendeu qual era o propósito do projeto. Dirigiu-se então à Prefeitura e apresentou à Primeira Dama as fotos de Gramado. Eram cerca de 600 imagens.

- E qual foi a sua reação? - Ela ficou encantada com a beleza e a mensagem ecológica do projeto. Uma reunião foi agendada com o prefeito e assim "Natal, Brilho e Beleza" tomava vida. Escolas foram contatadas a fim de conscientizá-las do projeto e da necessidade de juntar as garrafas de plástico para poder assim fazer a decoração com lixo reciclável.


Árvore de natal contruída com material reciclado

- Foi proposto algum estímulo ou retorno a essas escolas?

- Sim, foi decidido que a escola e a professora que mais resultado obtivesse na arrecadação de garrafas, ganhariam um computador.

- Quem foram os seus parceiros no projeto?

- A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, donas de casa e catadores de lixo.

- Ela encontrou desafios pelo caminho?

- Sim. Inicialmente fazer com que as Empresas e as Indústrias colaborassem financeiramente para a compra das estruturas para a montagem do evento e das tintas para a sua decoração. Conseguir um local para armazenar as garrafas, conscientizar a população para entregar as garrafas limpas e atrair os voluntários para a causa.


Mais de 230.000 garrafas foram utilizadas para o evento

- Como as pessoas reagiram após esses esforços?

- Vestiram a camisa. Foi genial. A arrecadação das garrafas ocorreu com a boa vontade de todos e as professoras das escolas tiveram um papel preponderante para que tudo desse certo.

- Quem patrocinou a ação? Tudo isso tem custos...

- A Prefeitura e empresas da cidade. A população encantou-se e ajudou muito também.

- O que será feito desse material após as festas natalinas?

- Deverá ser guardado para enfeitar outras ruas da cidade e, para o centro, será criado novo projeto.


Além da mensagem ecológica, o evento gera trabalho

- E se o projeto fosse levado para outras cidades da região?

- É, seria bárbaro se conseguíssemos. Precisamos convencer minha tia e depois as comunidades. Fico imaginando o número de garrafas utilizadas...

- Você nem imagina. Foram mais de 230.000. Além de uma quantidade enorme de arame, tinta automotiva e mais de 1000 sacos de batata e de cebola.

Na próxima semana, não perca:

Natal das etnias em Curitiba, evento que reuniu descendentes dos sete povos que representam o universo humano dos habitantes da capital paranaense.

- Uma perguntinha, qual é o assunto da próxima semana?

- Estamos na época do Natal,aproveite primeiro para visitar Pouso Alegre e depois eu te conto.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
28/09/2009 | Embu das Artes
28/09/2009 | Brasil. Vai Brasil!!!
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)