Coluna | Saúde Financeira
Lídia Luciara Silva Aleixo
Natural de Varginha, tem 29 anos. É formada em gestão financeira pela FIPECAFI e Economia pela UNIFAL. É consultora financeira na empresa PROVALIA, empresa de consultoria voltada para o mercado Agro. Anteriormente trabalhou com consultoria de franquias e pequenas empresas e também atuou no segmento industrial. Já teve um blog pessoal aos 24 anos, onde publicava textos sobre cotidiano. É uma leitora ávida, principalmente sobre economia, finanças e comportamento.
Cartão de crédito, use de forma consciente
05/09/2023

O cartão de crédito é utilizado por milhões de brasileiros, enquanto para alguns é tido como um “alívio” em momentos difíceis, para outros entrou para aquela conta que só é olhada no dia do pagamento, o que pode deixá-la muito acima do planejado.

Ter um cartão de crédito possibilita prorrogar o pagamento daquilo que foi comprado para os meses subsequentes, sem juros, desde que o pagamento seja feito em dia. Além disso, serve como um extensor da renda dentro de um mês que é necessário usá-lo para os gastos do dia a dia. Seja para uso em imprevistos ou no cotidiano, é possível usá-lo de forma positiva, possibilitando deixar um dinheiro rendendo enquanto suas compras são feitas a prazo, por exemplo.

Mas afinal, ele é mocinho ou vilão?

Ter crédito no mercado será sempre algo positivo, assim como conseguir pagar as contas em dia. O cartão por si só não será um vilão, mas a forma como é usado pode torná-lo uma ferramenta mortífera para sua vida financeira. Sendo assim, o que torna o cartão vilão ou mocinho é a forma como ele é utilizado. Por isso, é importante entender se é o momento de ter um ou não e até mesmo de cancelar alguns que estão na carteira.

Deixarei abaixo dicas importantes para que você consiga analisar e pensar sobre essa ferramenta que pode ser muito útil no seu dia a dia:

Analise com o que está sendo seu gasto

Anote o que do seu cartão está sendo gasto com cada tipo de despesa, por exemplo, o que foi gasto com roupas, fast food, bares, supermercados, farmácia e outros que forem relevantes. Após entender o quanto representa cada uma destas despesas sobre o total da fatura fica mais fácil analisar se é possível economizar ou se essas despesas estão dentro do esperado para o orçamento, mas se você nunca fez essa avaliação antes, é possível que haja o que economizar.

Pague sua fatura integral, sempre!

Imprevistos podem acontecer e certamente vão, por esse motivo, tente manter seu cartão com um gasto controlado para que seja possível pagar sempre o valor integral, assim você evita pagar juros muito altos, parcelar o cartão e que essa dívida vire uma bola de neve.

O Parcelamento de cartão de crédito e pagamento mínimo precisam ser evitados ao máximo, isso devido às altíssimas taxas de juros aplicada pelos bancos. Caso não tenha dinheiro para fazer o pagamento pense em analisar outras possibilidades onde os juros sejam menores, como um empréstimo consignado para quitar o cartão. De qualquer forma, recorrer a empréstimos nem sempre é a melhor opção, por isso avalie suas contas e consulte um consultor antes.

Estabeleça um limite de crédito condizente com sua renda

Pense se um limite muito alto não faz com que você consuma ainda mais e acabe perdendo o controle, se for o seu caso é importante estabelecer o seu próprio limite. É possível fazer isso no seu aplicativo do banco, dessa forma fica mais fácil pagar em dia sua fatura.

Evite ter mais de um cartão de crédito

Centralizar suas compras em um único cartão pode ajudar no controle do orçamento. Pense no cartão como uma extensão de sua renda, sendo assim ele precisa ser usado de forma que seja possível liquidar depois.

Converse sobre finanças com o seu cônjuge ou família Caso o uso do cartão de crédito seja feito por você e sua família, conversem sobre como um uso consciente é importante para as finanças. Estabeleça limites e discutam semanalmente ou mensalmente sobre o orçamento, essas conversas ajudarão a controlarem melhor os gastos.

Aqui foram abordados alguns dos pontos de atenção que precisam ser levados em consideração quanto ao uso do cartão de crédito. Para uma vida financeira mais saudável, olhar para essa ferramenta é um passo muito importante. Se você tem interesse de ser protagonista da sua vida financeira, não ter mais medo de olhar suas contas e consequentemente realizar seus sonhos, te convido para ler os outros textos que postei para o blog.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)