Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
Hipertrofia
25/06/2021

A hipertrofia muscular consiste no aumento da massa magra sendo um resultado do equilíbrio de 3 fatores:

-Prática de exercício físico de esforço;

-Alimentação adequada;

-Descanso.

Durante o exercício físico, os músculos sofrem pequenas lesões devido ao esforço e, após o treino, o organismo inicia um processo de reparação, o que promove o aumento na espessura das fibras musculares, chamado de hipertrofia.

A alimentação adequada é uma recomendação básica para todos, porém em casos de hipertrofia algumas recomendações variam. É necessário alinhar a alimentação com a rotina e hábitos do indivíduo, avaliar a necessidade do uso de suplementos alimentares, determinar se será necessário e quais refeições irão compor o pré e pós-treino e também devemos dar uma atenção maior à proteína.

Um dos maiores erros de praticantes de musculação que buscam a hipertrofia é aumentar exageradamente o consumo de proteínas focando no ganho de massa muscular, porém o macronutriente essencial para nos dar energia e disposição no dia a dia e nos treinos é o carboidrato. A proteína, geralmente, também deve ser consumida em maior quantidade, cerca de 1,5 gramas por quilo de peso por dia, porém o carboidrato continua sendo o macronutriente que devemos consumir em maior quantidade.

Assim como ocorre com o consumo excessivo de vitaminas e minerais, o excesso de proteína também é eliminado pelo corpo, então consumir esses nutrientes em excesso não trará benefícios extra para ninguém, pois o corpo irá expulsar o que não tiver necessidade de usar.

Se você é um iniciante na prática de atividade física ou não possui conhecimento na área a recomendação é que procure sempre um profissional capacitado para te auxiliar com a atividade física e alimentação.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2021 | Aleitamento materno
08/07/2021 | Vitamina C
25/06/2021 | Hipertrofia
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)