Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Saneamento Básico; Aniversário do chefe!; Conferência da Juventude; Samu 5 anos
05/02/2020

 Saneamento Básico

Decreto Federal 10.203, publicado no mês de passado, determina que, a partir de dezembro de 2022, somente as cidades que tiverem planos aprovados poderão pleitear verbas federais para obras, projetos ou convênios para a promoção de melhorias no saneamento básico. Varginha já possui o Plano Municipal de Saneamento Básico, que foi construído as pressas para permitir que a Copasa assumisse o controle do aterro sanitário, sem passar por licitação pública. Também por intermédio do Plano Municipal de Saneamento Básico, Varginha vai poder receber, já em agosto deste ano, cerca de R$ 2.3 milhões referente  ao lucro líquido da Copasa na operação de tratamento de água e esgoto realizado na cidade. O recurso somente pode ser gasto em obras de saneamento básico. Vale dizer que o Plano Municipal de Saneamento Básico de Varginha precisa de aperfeiçoamento, ainda mais porque, por meio dele, é possível que o município capte recursos públicos estaduais e federais, razão pela qual é preciso que deixemos o “amadorismo técnico e a bajulação política”, para que os projetos e planos de estruturação da cidade possam realmente contemplar o que a cidade precisa para os próximos anos. O que se percebe até aqui é que os planos estruturantes da cidade, como o de saneamento básico, plano diretor e outros, são feitos de afogadilho e quando ocorre de “contrariar o governante do momento, é sem pre veta do ou vai pra gaveta”. Chegou a hora das autoridades técnicas locais passarem a ter compromisso com o futuro da cidade e não com quem está sentado na cadeira de prefeito!

Aniversário do chefe!

Como metodicamente ocorre nas gestões de Antônio Silva, às segundas-feiras o chefe do Executivo se reúne com seu secretariado para alinhamento de atuação das secretarias e ações macro do governo para execução. Nesta oportunidade o “big boss” do Executivo municipal também “passa broncas” no primeiro escalão, bem como elogia e replica ações acertadas nas secretarias. Tais reuniões podem ser tensas ou leves, dependendo do momento vivido pelo governo. Não é raro haver troca de farpas entre secretários e o “destilar de veneno” sobre temas da política local. Apenas o prefeito, secretários e raríssimos “peixes” participam de tais reuniões nas segundas. Todavia, na segunda passada do dia 03 de fevereiro, um fato relevante deve ter tornado a reunião “mais descontraída”: foi aniversário de Antônio Silva. Toninho não é afeto a festas (prova disso é que não voltou com a Feira da Paz), mas por certo seus assessores e “peixes” mais próximos devem ter realizado um modesto evento com direito a bolo e parabéns, como tradicionalmente nos últimos 7 anos! Com certeza, com o passar do tempo o prefeito aprendeu a “separar os amigos eventuais dos amigos para vida”! Os amigos eventuais são aqueles que “só trazem boas notícias e bajulações, se apressam em fazer sua festa de aniversário e elogiar uma atitude controversa”. Já os amigos para a vida, “são aqueles que lhe falam o que precisa ouvir, inclusive críticas e correções. São aqueles que não o colocam em situação difícil ou conquistam adversários para seu governo”. Como o prefeito caminha para, supostamente, seu último mandato político, é bem provável que tenha aumentado o número de “amigos pra vida”, visto que hoje tem bem mais experiência e não representa mais “um adversário futuro para os políticos iniciantes que orbitam seu dia-dia”!

Conferência da Juventude

A agenda 2020 já começou e os municípios têm até o dia 21 de fevereiro para convocar suas Conferências Municipais da Juventude ou aderir à etapa regional. Todas as cidades deverão se cadastrar junto à Comissão Organizadora Estadual (COE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Varginha possui um Conselho Municipal da Juventude que foi criado por estímulo e pedido deste signatário no período em que foi Conselheiro Estadual da Juventude. O vereador Leonardo Ciacci foi o propositor da lei que criou tal conselho. De lá pra cá muitos jovens já passaram pelo CMJ e tal estrutura permite que a juventude da cidade participe das políticas públicas locais, conheçam o processo político e influenciem nele a favor de suas comunidades, mas, sobretudo, o Conselho é um “nascedouro de líderes” da comunidade, que não raramente vão também para o mundo político! Será que nosso está cumprindo seu papel em Varginha? Ou vai tornar-se mais um “conselho chapa branca”?

Samu 5 anos

O consórcio Cissul/Samu completou cinco anos no último mês e mesmo sem alarde, há muito o que comemorar no desafio de regular e atender o serviço de urgência e emergência de saúde em todo o Sul de Minas. A área de abrangência do Samu Sul de Minas chega a 2.8 milhões de pessoas em 153 municípios e possui 35 bases de gestão e 29 hospitais credenciados. O Cissul/Samu é presidido pelo prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes e ao longo dos cinco anos de existência tornou-se o maior consórcio intermunicipal de saúde do Brasil e também um dos melhores, sendo referência para todo o sistema nacional de saúde. Rodrigo Lopes está no segundo mandato no Cissul/Samu e tem muitos desafios pela frente. A não lembrança do aniversário de cinco anos é um bom sinal, pois com as calamidades da saúde pública por todo lado, ver um serviço público que não é lembrado pelas falhas é um sinal de que o Samu melhorou a saúde na região.

PCdoB lança pré-candidatura a prefeito em Varginha

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB vai lançar candidatura ao Executivo de Varginha em 2020. O nome pré-selecionado é Jonas Loureiro, jornalista, radialista e Bacharel em Comunicação. Já trabalhou em diversos veículos de rádio e televisão, em diferentes estados. Nascido em São Paulo, veio para a região em 2010, onde atuou como jornalista de TV, apresentador, professor e assessor de imprensa em mais de uma prefeitura. Em 2012, prestou o concurso da Fundação Cultural de Varginha para repórter da TV Princesa, onde trabalha como repórter e apresentador. Como ele mesmo diz: “Como jornalista, conheço várias pessoas e muitas histórias todos os dias”. Viu de perto as deficiências em áreas como saúde, moradia e educação. Por conhecer pessoas de vários bairros e estar presente em diferentes situações, viu uma oportunidade de fazer mais pela cidade e pelo povo varginhense. Filiou-se ao PCdoB e foi escolhido para disputar as eleições desse ano como candidato a prefeito.

O PCdoB é um típico partido de esquerda, embora no passado já tenha apoiado nomes da direita, como o atual prefeito Antônio Silva, por exemplo. O nome escolhido pela legenda para as eleições de 2020 é oriundo da Fundação Cultural de Varginha, de onde pode sair mais um candidato, o ex-superintendente Leandro Acayaba. Por certo que o tema “Cultura” vai ganhar destaque com possíveis dois candidatos ligados a área. O PCdoB não informou se vai unir-se a outro partido para escolha do vice ou se terá uma chapa “puro sangue”, contudo, é muito possível que a real existência de uma candidatura do partido de esquerda que sempre acompanhava o PT, vai enfraquecer ainda mais uma candidatura petista. A exemplo da também possível candidatura de Rogério Bueno, hoje no PSB, e que também tem viés político de esquerda e deve disputar votos diretamente com o PCdoB e PT. Outros partidos ligados à esquerda podem ainda lançar candidatos a prefeito em Varginha, contudo, os valores ainda altos da campanha podem levar a união de legendas com ideologia próxima na cidade a fazer coligações, que ainda são permitidas pelo TSE para as candidaturas majoritárias.

Índice de Popularidade Digital (IPD Quaest)

O Sindicato dos Jornais e Revistas de Minas Gerais – Sindijori contratou uma nova ferramenta para avaliar a popularidade digital de pré-candidatos a prefeito em seis cidades de Minas Gerais. O Índice de Popularidade Digital da Quaest foi capaz de prever 94% dos resultados eleitorais no ano passado e é a grande aposta do mercado de inteligência de dados para esse ano. Além de Belo Horizonte, o Sindijori vai monitorar cidades importantes como Juiz de Fora, Poços de Caldas, Uberaba, Passos, Pouso Alegre e Varginha. O levantamento avalia a popularidade de políticos e marcas nas redes sociais. Os dados são coletados no Twitter, Facebook e Instagram. Depois, são processados usando um algoritmo de inteligência artificial que determina quais políticos ou marcas são mais fortes no ambiente digital. O IPD se baseia em 40 variáveis de redes, que são divididas em cinco dimensões analíticas: presença, fama, engajamento, mobilização e valência. Além de fazer o ranking da popularidade digital dos políticos, o algoritmo também analisa quais dimensões explicam o sucesso ou o fracasso de cada um nas redes sociais. Em Varginha, os jornais Gazeta de Varginha, Correio do Sul, Folha de Varginha e O Popular são associados do Sindijori e terão acesso aos dados da ferramenta. A divulgação deverá ser simultânea em todos os jornais associados.

Cemig é líder global em gestão sustentável da água

Ser uma empresa reconhecida por sua excelência em sustentabilidade. Esse é um dos principais objetivos da Cemig, que tem sido destacado por premiações internacionais. Pouco depois de ser eleita uma das 20 empresas mais sustentáveis do mundo, a companhia foi reconhecida, pela primeira vez, como líder global em gestão sustentável da água, integrando a Lista A do CDP Segurança Hídrica, sendo a única empresa do setor elétrico da América Latina a alcançar essa pontuação. Water security (ou, em tradução literal, segurança hídrica) representa a disponibilidade confiável de uma quantidad e e qual idade aceitável de água para a saúde, meios de subsistência e produção, juntamente com um nível aceitável de riscos relacionados à água. Nessa premiação, a Cemig foi destacada pelo gerenciamento sustentável dos recursos hídricos, com base nos dados enviados pela empresa por meio do questionário de segurança hídrica do CDP - 2019. A companhia é uma das poucas empresas de alto desempenho dentre as milhares que foram analisadas. Apenas 71 empresas de vários segmentos de negócios integram a lista A, e, no Brasil, somente outras duas empresas receberam o reconhecimento: Braskem e Klabin. Para o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, a inclusão na Lista A do CDP é um reconhecimento da excelência nos processos de monitoramento climatológico, monitoramento da água, gestão s egura do s reservatórios e relacionamentos com as partes interessadas. O parque gerador da Cemig possui 80 usinas hidrelétricas e tem capacidade instalada de 5,9 megawatts.

Perguntar não ofende

Quais os partidos e grupos políticos aptos a desembolsar os valores proibitivos ainda gastos numa eleição majoritária na disputa da Prefeitura de Varginha? Uma campanha majoritária na cidade pode sair por mais de R$ 600 mil podendo chegar a casa do milhão!

Mesmo impossibilitados de concorrer em 2020 por questões judiciais, o ex-prefeito de Eloi Mendes, Natal Cadorini, e o polêmico Juliano Rodrigues poderão participar da eleição? O primeiro pedindo votos a alguém da sua escolha e o segundo “batendo” em desafeto!

Se Geisa Teixeira não for candidata a prefeita neste ano, a ex-primeira dama poderá vir pedir votos na cidade a favor do nome petista na disputa? Ou será que Geisa Teixeira, a exemplo de Corujinha, verdadeiramente aposentou da vida política?

Terminando seu mandato com bons índices de aprovação, o prefeito Antônio Silva poderia ser candidato a deputado estadual em 2022, ocupando o confortável lugar que foi de Dilzon Melo? Está aí uma ótima razão para Toninho fazer seu sucessor, não acham?

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)