A Cemig está em fase de construção de uma nova Subestação (SE) e de linhas de distribuição em Cachoeira de Minas. A obra, segundo a companhia, visa ampliar a oferta e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica na região, injetando 15 MVA adicionais no sistema.
O empreendimento beneficiará diretamente os municípios de Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros. Indiretamente, haverá também um alívio de carga para Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí. A nova SE Cachoeira de Minas deve atender a demanda de clientes atuais e futuros, além de aprimorar a confiabilidade do sistema elétrico.
Com um investimento de cerca de R$ 32,8 milhões, a instalação adota a concepção tecnológica moderna de Subestação Compacta Integrada (SECI) 138-13,8kVA. O arranjo físico da SE incluirá quatro alimentadores, responsáveis por transportar a energia para os centros consumidores. A conclusão da obra está prevista para o ano de 2026.
Impacto no desenvolvimento e qualidade de vida
O Gerente de Distribuição de Alta Tensão Sul, Bruno Ferrarezi, destacou que a conclusão da subestação trará melhorias significativas. Segundo ele, "Com energia confiável e de qualidade, criamos um ambiente propício para o desenvolvimento econômico, estimulando a instalação de indústrias e o crescimento de negócios já existentes”.
Além do impacto econômico, a população será diretamente beneficiada, conforme o gerente. A melhoria na qualidade da energia favorece o uso de tecnologias e equipamentos que necessitam de estabilidade elétrica, garantindo mais segurança para hospitais, escolas, residências e serviços essenciais.
Programa Mais Energia
A obra faz parte do Programa Mais Energia da Cemig, que visa acelerar a entrega de unidades em todo o estado. O programa tem como meta a construção de 200 novas subestações em Minas Gerais até o ano de 2027, fortalecendo a infraestrutura elétrica.
Na área de abrangência da Superintendência Regional de Distribuição Sul, o programa já entregou quatro novas subestações neste ano: Santo Antônio do Monte, Monte Sião, Boa Esperança e Andrelândia.