A imagem de Santo Elesbão, furtada em 1994, retorna nesta terça-feira (30/09), ao Museu Regional do Sul de Minas, em Campanha. A recuperação da imagem foi feita pelo Programa Sondar do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A celebração para o retorno da peça está marcada para às 19h, na Catedral Diocesana de Santo Antônio, no centro da Campanha.
Após a entrega oficial realizada pelo MPMG, a imagem de madeira será conduzida em cortejo pelos Ternos de Congadas até o Museu Regional. No museu, a peça voltará a integrar o acervo da Sala de Arte Sacra.
O furto que levou à perda da imagem de Santo Elesbão, em 1994, resultou no desaparecimento de 28 peças do museu de Campanha. Desde então, outras imagens sacras já foram recuperadas em diferentes ações:
A imagem de Santa Cecília foi recuperada em 1998, após a prisão de uma quadrilha internacional especializada em furtos de obras de arte.
Em 2004, a imagem de Santa Bárbara foi devolvida ao município após uma operação da Polícia Federal, e a imagem de São Vicente Ferrer foi encontrada abandonada em uma igreja de São Paulo e também restituída a Campanha.
Mais recentemente, em 2021, a imagem de Nossa Senhora da Apresentação foi encontrada pelo MPMG sendo anunciada em um leilão de arte e devolvida à cidade.