O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (28/09) um alerta amarelo para perigo potencial de baixa umidade do ar que abrange o sul de minas e diversas outras regiões do estado. A previsão indica que os índices de umidade relativa mínima do ar nessas áreas devem oscilar entre 20% e 30%. O alerta permanecerá em vigor até as 23h59 desta terça-feira (30/09).
O nível de umidade esperado está muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o intervalo entre 40% e 60% como o ideal para a saúde. A baixa umidade pode afetar o funcionamento do organismo e elevar o risco de doenças respiratórias. Além disso, o tempo seco é um fator que aumenta significativamente o perigo de incêndios florestais.
As regiões de Minas Gerais incluídas no alerta, além do sul de Minas, são: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Norte de Minas, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste de Minas, Vale do Mucuri e Campo das Vertentes.
Impactos da baixa umidade
Esses níveis são considerados alarmantes, estando muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica entre 40% e 60% como ideal para a saúde. A baixa umidade pode comprometer o funcionamento do organismo e aumentar o risco de doenças respiratórias. Além disso, o tempo seco eleva o perigo de incêndios florestais.
As cidades afetadas pelo alerta estão localizadas no Sul de Minas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sudoeste, Noroeste, Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes.
Recomendações para o período
Para o período de tempo seco, é fundamental seguir algumas orientações:
- Hidrate-se ao longo do dia.
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas, e evite frituras.
- Durma em locais arejados e umedecidos, utilizando umidificadores ou uma bacia com água.
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h.
- Tome banhos com água menos quente para não ressecar a pele e use hidratante, se necessário.
- Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista.
Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).