O sucesso do projeto de Lei de Incentivo ao Esporte “Judô e Jiu-Jitsu Varginha” foi destaque no Congresso Mineiro de Municípios, com a participação do técnico Rodrigo Marcondes de Lima e do chefe do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL – Varginha, Jaime Roberto Macedo. O projeto, que conta com o apoio das Lojas Edmil e a autorização da Secretaria Estadual de Esportes, visa impulsionar a prática esportiva no município, ampliando o número de praticantes de judô e aprimorando a infraestrutura para competições de nível nacional.
Durante o evento, os representantes de Varginha apresentaram os resultados transformadores da iniciativa no cenário esportivo local. Além do aumento na adesão de jovens ao judô, o projeto tem impulsionado a equipe varginhense a alcançar resultados expressivos em competições estaduais e nacionais. Nos últimos anos, a cidade se tornou um polo de referência no judô, colecionando conquistas como medalhas e vice-campeonatos brasileiros, um terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Sub-15, além de diversos títulos nos Jogos Escolares, Jogos da Juventude e inúmeras vitórias em âmbito estadual.
A iniciativa também busca intensificar a participação de atletas de Varginha nas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Judô, fortalecendo o calendário esportivo municipal e elevando o nível técnico das equipes. A continuidade desse trabalho é facilitada pela estrutura administrativa diferenciada de Varginha, um dos poucos municípios mineiros a contar com o cargo efetivo de técnico desportivo. Esse profissional de carreira assegura a execução e a sustentabilidade dos projetos esportivos, independentemente de mudanças na gestão municipal.
Um importante passo para valorizar ainda mais o judô e outras artes marciais foi a recente inauguração, pela Prefeitura de Varginha, de um ginásio especializado. No local, os atletas recebem treinamento e total suporte da equipe da SEMEL.
Entenda a Lei de Incentivo ao Esporte
A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais possibilita que o governo estadual direcione parte da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para apoiar financeiramente projetos esportivos de entidades sem fins lucrativos, prefeituras e órgãos públicos. Através desse mecanismo, empresas contribuintes do ICMS podem investir em iniciativas esportivas em seus municípios, promovendo a saúde, a integração social, a formação de valores e o desenvolvimento de atletas.
Essa ferramenta tem se mostrado crucial para o crescimento do esporte em Minas Gerais, incentivando a realização de projetos que proporcionam mais qualidade de vida e oportunidades para crianças, jovens e adultos.
Com resultados sólidos e uma administração dedicada, Varginha se firma como um exemplo de como políticas públicas e incentivos fiscais podem transformar o esporte em um poderoso instrumento de inclusão e excelência.