Notícias | Geral

Estresse e ansiedade: suplementos podem ser uma solução natural para quem busca alívio na vida diária

Da redação | 17/03/2025 - 13:37:05
(Foto: Freepik)


O estresse e a ansiedade são grandes males da atualidade e acabam causando uma série de problemas indesejáveis, como insônia, problemas de humor e concentração, entre outros. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de transtorno mental, sendo que o Brasil é o país com maior prevalência, com cerca de 9,3% da população com essa condição.
Diante dessa realidade, muitas pessoas buscam alternativas naturais para controlar esses sintomas – e é aí que os suplementos nutricionais e hormonais ganham popularidade. A ocitocina spray nasal, por exemplo, tem sido usada para amenizar os sintomas de estresse e ansiedade. Esse hormônio, liberado pela glândula pituitária, afeta positivamente o corpo e o cérebro. 
Além disso, o spray nasal à base de ocitocina pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias, uma vez que o estresse muitas vezes leva ao descontrole do apetite e à compulsão alimentar. Embora não seja um tratamento para perda de peso, a ocitocina ajuda a controlar o apetite e regula o metabolismo energético.
Lembrando sempre que o uso de qualquer suplemento deve ser orientado por um profissional de saúde e que eles não substituem o tratamento médico. Suplementos alimentares para ansiedade e estresse oferecem uma solução natural e podem ajudar a aliviar esses transtornos. Feitos à base de plantas medicinais, ervas, vitaminas e minerais, esses compostos contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
Para comprar suplementos nutricionais, os melhores marketplaces disponíveis no Brasil oferecem diversas marcas confiáveis, várias formas de pagamento e entrega rápida. Para aproveitar preços e promoções, vale a pena ficar de olho nas campanhas ao consumidor, quando o varejo online oferece os descontos em vários produtos, inclusive nos suplementos.

Impacto da ansiedade e do estresse na saúde

A ansiedade e o estresse crônicos não desestabilizam apenas a saúde mental, mas também podem prejudicar a saúde física. Efeitos negativos incluem problemas digestivos e intestinais, distúrbios do sono, enfraquecimento da imunidade, hipertensão, tensão muscular, queda de cabelo, entre outros. 

A importância dos suplementos nutricionais

Os suplementos alimentares são uma boa opção para quem busca uma abordagem mais natural para controlar o estresse e a ansiedade. Eles podem complementar a dieta e fornecer nutrientes para o organismo, dando suporte em situações estressantes.

Adaptógenos

Os adaptógenos são substâncias naturais encontradas em plantas e ervas, amplamente usadas na medicina tradicional chinesa e na Ayurveda, que podem ajudar o corpo a enfrentar situações de estresse.
Entre as mais populares estão a ashwagandha e a rhodiola. A ashwagandha é uma erva que tem sido usada há milhares de anos na medicina Ayurvédica. Também conhecida como ginseng indiano, essa erva pode reduzir os níveis do hormônio do estresse, o cortisol, e ajudar a combater os sintomas de ansiedade. Além disso, o ginseng indiano melhora os níveis de energia, a resistência e o desempenho físico.
A Rhodiola, também conhecida como raiz dourada, por sua vez, tem sido associada a níveis mais baixos de estresse e de ansiedade. Este suplemento fitoterápico também pode proporcionar o benefício adicional de combater a fadiga.

Vitaminas e minerais

Certos nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e para melhorar a qualidade do sono. Minerais como magnésio e zinco, vitaminas do complexo B e a melatonina estão entre os mais importantes.

Complexo B

As vitaminas do complexo B contribuem para a função neurológica normal, principalmente porque o estresse crônico pode esgotar o organismo de certos tipos de vitamina B. Suplementos de vitamina B são essenciais para a produção de neurotransmissores e podem beneficiar o humor. São importantes também para a produção de energia.

Magnésio

Conhecido como o “mineral relaxante”, o magnésio ajuda a reduzir a tensão muscular, proporcionando a sensação de calma. Por isso, o suplemento de magnésio é ideal quando os músculos cansados ​​e sobrecarregados estiverem afetando o seu sono e aumentando o estresse.

Plantas medicinais

As plantas medicinais têm sido tradicionalmente usadas para promover o relaxamento. Entre as mais conhecidas estão a valeriana, o chá verde, o maracujá e a camomila, apenas para citar algumas.

Valeriana

Estresse, ansiedade e insônia estão intrinsecamente ligados. Uma boa noite de sono pode ser a chave para afastar o estresse – e a valeriana, erva nativa da Europa Oriental e Ásia, tem sido usada há séculos para tratar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Considerar um suplemento de valeriana, portanto, pode valer a pena se o estresse estiver afetando a qualidade do seu sono.

Chá verde

L-teanina é um aminoácido que pode ajudar a relaxar a mente e o corpo, mas sem efeitos colaterais sedativos. O chá verde é rico em L-teanina, que ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, e melhora a clareza mental e a concentração. O chá verde também está associado à redução no risco de várias doenças crônicas. Como também é rico em cafeína, sua ingestão não é recomendada antes de dormir. Suplementos com o aminoácido L-teanina têm melhores níveis terapêuticos se comparados às infusões.

Dieta equilibrada e exercícios físicos ajudam a diminuir o estresse e ansiedade

Os suplementos alimentares para ansiedade e depressão têm na sua formulação ingredientes de origem natural e fornecem vitaminas, minerais e outros nutrientes que podem ser encontrados nos alimentos.
Mas além de poder contar com a suplementação, para atingir os níveis ideais desses nutrientes vale a pena aumentar a ingestão alimentos ricos em ômega-3, como peixes e nozes, incluir frutas e vegetais de várias cores em sua dieta, e reduzir o consumo de açúcares refinados e alimentos ultraprocessados.
Uma mudança no estilo de vida também é importante para combater o estresse e a ansiedade. Praticar exercícios físicos regularmente, mesmo que sejam atividades moderadas, como caminhadas de 30 minutos por dia, natação ou passeios de bicicleta, por exemplo, pode ajudar a liberar endorfinas que melhoram o humor e diminui os efeitos do estresse.
Se os sintomas de estresse ou ansiedade persistirem ou interferirem significativamente na sua vida diária, não hesite em consultar um profissional de saúde. Os suplementos alimentares podem ser uma ferramenta útil na jornada de bem-estar, mas devem fazer parte de um contexto mais amplo que priorize a saúde em geral, tanto mental quanto física.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)