Acreditando ou não nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a verdade é que os números apontam que existe uma menor taxa de desocupação em toda a economia de Minas Gerais.
As informações divulgadas pelo IBGE indicam que 2024 foi um ano em que houve criação de mais de 200 mil postos de trabalhos no estado de Minas Gerais. No caso da região sul, isso fica ainda mais evidente.
Dados publicados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) confirmam que a taxa de desemprego em Minas Gerais atingiu o menor nível na série histórica. Isso sem contar um segmento que emprega pessoas em todo o mundo, e em Varginha não é diferente.
Com os avanços da tecnologia, empresas globais encontram talentos via internet e contratam eles para os seus negócios. Apesar de não ser um hub de nômades digitais, Varginha aparece como um dos locais em que as pessoas podem morar e trabalhar, enquanto contribuem para a economia de mercados como o de jogos, por exemplo.
Colaboração em nível nativo faz toda a diferença
O conhecimento de programação para desenvolvimento de jogos tem sido cada vez mais requisitado pelas empresas que atuam nesse setor. A competitividade entre os diferentes negócios faz com que seja necessário investir em um diferencial.
É no momento do diferencial que o conhecimento nativo faz toda a diferença. No caso do Brasil, o brasileiro está bem acostumado a jogar o
jogo do bingo e outros jogos na internet. Para desenvolvê-lo, empresas com a MPL tiveram que investir no estudo do mercado para saber se realmente valeria a pena criar um jogo otimizado para o jogador brasileiro.
Essa análise e conhecimento da cultura fica muito mais fácil com a colaboração de um brasileiro. Assim é que surgem novas vagas de trabalho em que os brasileiros podem contribuir com empresas internacionais, independentemente de onde estiverem.
Mercado de jogos pode reduzir ainda mais a taxa de desemprego
Dados publicados pela empresa Newzoo indicam que o mercado brasileiro de jogos pode alcançar a marca de 3,5 bilhões de dólares no ano de 2025. O motivo por trás desse sucesso são os avanços tecnológicos e a maior participação dos brasileiros em games.
Conforme publicado pela
edição gratuita da Pesquisa Games Brasil de 2024, 7 a cada 10 brasileiros jogam jogos. Isso inclui desde jogos na internet, até os famosos títulos para console. O número é maior do que em outras edições do levantamento de dados.
Além de evidenciar o tamanho do mercado brasileiro de jogos, as publicações da Newzoo e da Pesquisa Games Brasil ajudam a perceber que esse é o segmento que vale a pena se aprofundar, especialmente no trabalho remoto.
Muitas empresas que empregam profissionais da área de jogos investem em ambientes híbridos para que seus funcionários consigam ter mais flexibilidade. Isso ficou ainda mais evidente depois da pandemia mais recente que impactou o mundo.
A flexibilidade tem sido vista como um fator importante para que os brasileiros aceitem uma vaga de trabalho. Pensando nisso, empresas de games têm investido em ambientes híbridos para que seus funcionários se sintam mais à vontade e possam contribuir para a posição, independentemente de onde estiverem.
Novo parque tecnológico pode impulsionar ainda mais força de Varginha
Todos os dados indicam que Varginha tem potencial para se tornar um hub de tecnologia, inclusive, para o mercado de jogos. Afinal, a cidade conta com o primeiro parque tecnológico 100% privado.
A obra do Parque Tecnológico de Varginha foi lançada no dia 27 de novembro de 2024 e a expectativa é de que ele seja utilizado para o agronegócio, mas também para outras atividades as quais é elegível.
Dentro do parque tecnológico instalado em Varginha é esperado que sejam gerados aproximadamente 4 mil empregos, fora outras vantagens que o parque trará para Varginha. Sem contar o fato de que coloca a região no mapa de outras empresas que podem querer investir no Brasil.
Todo esse cenário se mostra extremamente favorável para que Varginha continue crescendo e se tornando referência no segmento internacional de jogos, mas também no ambiente de tecnologia global como um todo.
Aliado aos incentivos públicos e privados, junto com a capacitação dos mineiros, a tendência é de que a região continue alcançando novos patamares. Com isso, toda a sua população ganha, já que mais renda será gerada, o que beneficia todos os negócios que fazem parte de um dos municípios economicamente mais significantes para a região sul do estado de Minas Gerais.